Voçorocas gigantes podem prejudicar abastecimento de água em cidade de Goiás; vídeo


Suspeita é que desmatamento ilegal próximo a nascentes que abastecem a bacia da cidade causou a erosão. Ao menos 20 produtores rurais e donos de fazenda são investigados. Voçoroca gigante pode prejudicar abastecimento de água em cidade de Goiás
A Polícia Civil (PC) investiga a formação de voçorocas gigantes em Caiapônia, na região oeste de Goiás. A suspeita é que o desmatamento ilegal próximo as nascentes que abastecem a bacia da cidade causou a erosão, que pode afetar o abastecimento de água na cidade. Ao menos 20 produtores rurais e donos de fazenda são investigados.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Os nomes dos investigados não foram divulgados. Por isso, o g1 não localizou a defesa deles até a última atualização desta reportagem.
De acordo com o delegado Luziano Carvalho, as apurações começaram após a Saneago apresentar um relatório que o abastecimento foi interrompido devido às más condições da água. Diante da denúncia, agentes da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) estiveram na região e constaram o desmatamento ilegal em locais de preservação permanente.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Cratera gigante ameaça engolir casas em Anápolis
Mãe e filha caem em voçoroca de 12 metros de profundidade e são resgatadas por bombeiros
VÍDEO: Cratera de 7 metros de profundidade se abre em rua durante chuva em Goiânia
Diferente das erosões, que podem surgir inclusive em decorrência da chuva, as voçorocas são abismos formados por falta de vegetação, que protege o solo.
Em nota, a Saneago informou que o manancial de abastecimento público de Caiapônia, o Córrego Galinhas, “tem registrado aumento da turbidez da água bruta, ou seja, alterações nas características da água do manancial”. Mas que o abastecimento com água tratada esta normalizado no município. Entretanto, o aumento da turbidez pode causar prejuízos à infraestrutura de abastecimento e sua operação (leia nota na íntegra ao final do texto).
Ainda conforme o delegado, a região é composta por 20 fazendas, com 37 nascentes, que deságuam no Córrego das Galinhas, o responsável por abastecer a cidade.
“Nós encontramos sacos de agrotóxicos escondidos na mata a cerca de 5 km de nascentes. Em outro local nós nos deparamos com uma plantação a menos de 1 metro da nascente. Tem lugar que está sendo desmatado desde 2019. Tem sedes de produtores rurais sendo construídas nestes locais”, detalhou Luziano Carvalho.
Voçoroca gigante pode prejudicar abastecimento de água em cidade de Goiás
Divulgação/PC-GO
Problemas
Além de prejudicar o abastecimento de água, o desmatamento em Caiapônia está causando diversas erosões e voçorocas gigantes, que são abismos de no mínimo 500 metros onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo. Na região, conforme o delegado, foram localizadas ao menos três.
“Voçorocas a gente não recupera. A gente controla. É feito aterramento ao redor, plantio, para proteger o solo ao redor para conter o avanço dela”, explicou o delegado.
Ao menos 20 pessoas devem começarão a ser ouvidas na próxima segunda-feira (11). A pena para o crime de desmatamento ilegal em área de preservação permanente é de até três anos de prisão e multa que pode chegar a R$ 200 mil.
Voçoroca gigante pode prejudicar abastecimento de água em cidade de Goiás
Divulgação/PC-GO
Nota Saneago
“A Saneago informa que solicitou apoio da Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), – que realiza a Operação Proteja o Ribeirão Galinhas.
O manancial de abastecimento público de Caiapônia, o Córrego Galinhas, tem registrado aumento da turbidez da água bruta, ou seja, alterações nas características da água do manancial. Apesar do abastecimento com água tratada estar normalizado no município, o aumento da turbidez pode causar prejuízos à infraestrutura de abastecimento e sua operação.
A Operação busca ampliar os resultados das ações ambientais da Saneago e de parceiros na Bacia, contra desmatamento, pelo uso adequado do solo e do manancial. E, com isso, visa ainda a garantia da segurança hídrica para a população caiaponiense.”
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
📱 Participe dos canais do g1 Goiás no WhatsApp e no Telegram.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.