Argentina vive expectativa para posse de Javier Milei

A segurança foi reforçada em frente aos hotéis que receberão chefes de Estado convidados. O Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Novo presidente da Argentina, Javier Milei toma posse amanhã
O novo presidente da Argentina, Javier Milei, toma posse no domingo (10) em Buenos Aires.
A área central de Buenos Aires recebeu bandeiras e estruturas de metal para acomodar quem vai às ruas acompanhar a troca de comando na Argentina. A segurança foi reforçada em frente aos hotéis que receberão chefes de Estado convidados para a posse de Javier Milei. São aguardados para a cerimônia os presidentes do Paraguai, Uruguai, Chile, Peru, Hungria, Ucrânia e o rei da Espanha, Felipe VI.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi convidado para a posse de Javier Milei, mas decidiu não ir a Buenos Aires. Lula foi duramente criticado por Milei durante a campanha presidencial na Argentina. O Brasil vai ser representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
O ultraliberal Javier Milei foi eleito com a promessa de mudanças drásticas na economia. A Argentina sofre com uma inflação acumulada de 142% ao ano e o aumento da pobreza, que atinge 44% da população. A expectativa no país é do anúncio, neste domingo (10), de um pacote de medidas que trará um forte ajuste fiscal, eliminação de subsídios e privatização de empresas estatais.
Milei se encontrou nesta sexta (08) com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Buenos Aires. Bolsonaro estava acompanhado do filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, dos ex-ministros Ciro Nogueira e Gilson Machado, além de outros deputados federais.
No penúltimo dia no comando da Argentina, Alberto Fernández, despediu-se com um discurso. Trazia no semblante o desgaste da imagem de um presidente que deixa o governo com 80% de desaprovação, mas não fez a autocrítica que muitos esperavam.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.