Novo grupo de brasileiros deixa a Faixa de Gaza


Os repatriados vão passar a noite na capital do Egito até o embarque de volta para o Brasil. Novo grupo de brasileiros deixa a Faixa de Gaza
Arquivo pessoal
Quarenta e sete brasileiros e parentes cruzaram neste sábado (9) a fronteira da Faixa de Gaza para o Egito. É o segundo grupo resgatado desde o começo da guerra.
Os brasileiros e parentes palestinos autorizados a deixar a região de Gaza passaram pelo controle de imigração da fronteira de Rafah e seguiram para o Cairo em ônibus fretado pela embaixada brasileira. Eles vão passar a noite na capital do Egito até o embarque de volta para o Brasil.
Inicialmente, a lista do Ministério das Relações Exteriores tinha 102 brasileiros e parentes palestinos de pessoas que já foram repatriadas. Vinte e quatro tiveram a saída negada pelos governos envolvidos na negociação. Outros não quiseram deixar familiares para trás.
Segundo o Itamaraty, 47 devem embarcar de volta para o Brasil:
27 crianças e adolescentes
16 mulheres
4 quatro homens
O Itamaraty informou que ainda “permanecem em Gaza cerca de 30 brasileiros. A representação continuará monitorando a situação e prestando toda a assistência possível”.
O avião que irá repatriar o grupo decolou do aeroporto do Galeão, no Rio, às 5h deste sábado (9) e seguiu direto para o aeroporto do Cairo. A previsão de pouso é às 22h deste sábado, no horário de Brasília.
O embarque de volta para o Brasil está previsto para este domingo (10) e a chegada a base aérea de Brasília deve acontecer na madrugada de segunda-feira (11).
Os primeiros repatriados chegaram ao Brasil em 13 de novembro.
Também neste sábado, a Força Aérea Brasileira (FAB) enviou o segundo voo com mantimentos para os palestinos. A aeronave está levando 11 toneladas de alimentos que devem ser doados para desabrigados na próxima terça-feira (12).
Adicionar aos favoritos o Link permanente.