Sommelier de banheiro: paulista dá dicas de lugares para fazer ‘número 2’ com conforto na cidade de SP


Comediante Amauri Silva faz críticas de banheiros em shopping, cinema, centro cultural e até hotel de luxo. Ele avalia que os banheiros do Shopping Light são um ‘oásis no Centro de SP’. Um comediante paulista viralizou nas redes sociais ao produzir vídeos com dicas bem-humoradas de onde fazer “número 2” na cidade de São Paulo. Hotel de luxo, shopping, cinema e até centro cultural — nada escapa da sensibilidade que Amauri Silva tem em reconhecer um banheiro confortável para se aliviar quando está longe de casa.
“Salve, meus apertados! Mais um ‘Dica de lugares para cagar em São Paulo'”. É assim que ele começa a série de vídeos que já passou de 500 mil visualizações. Nos comentários das publicações, os seguidores ainda o ajudam na missão de explorar porcelanas em diferentes endereços da capital.
Parte da audiência vê o trabalho como sendo de utilidade pública; já outros estão simplesmente interessados no humor escrachado que Amauri, morador de São Bernardo do Campo, cidade do ABC Paulista, promove em seus conteúdos.
Em um dos vídeos, ele dá uma dica importante para quem está apertado na região do Vale do Anhangabaú, no Centro de São Paulo. Ele garante que mesmo com “chãozinho meio molhado, clássico dos banheiros públicos”, os banheiros do Shopping Light são um “oásis no Centro”. “Aprovado”, confirma.
Na sua dica mais recente, o comediante apresentou o tecnológico banheiro da Japan House, que fica no comecinho da Avenida Paulista:
“De cara você já nota um diferencial. Um banheiro bem bonito, futurista. Tinha uma hora que eu não sabia se [o vaso] me encarava ou se eu que encarava ele. Tem botões, na hora eu não entendi direito pra que que funcionava, mas quando eu apertei… Jesus amado! Eu preciso de um desses em casa”.
Sommelier de banheiros 💩
Comediante há 8 anos, Amauri conta que a inspiração para as críticas sanitárias veio de páginas regionais nas redes sociais: “A ideia era fazer uma paródia disso. Eu via muito vídeo de dicas, dicas do ABC, tipo ‘Ó esse lugar escondidinho aqui super gostoso de comer, tem um cardápio muito bom’”.
“A galera mistura as duas coisas nos comentários, eu sinto que a galera dá risada, mas também fala ‘Meu, muito útil essa dica'”.
Outra referência surgiu da sitcom norte-americana ‘Seinfield’: “Tem um capítulo em que um dos personagens, o George Constanza chega e fala que sabe todos os melhores banheiros da cidade. Aí as pessoas ficam ‘Ah, e se estiver na avenida X?’. Ele fala ‘Lá tem no segundo andar, atrás de não sei onde’. Acho que eu juntei aqui aquela ideia com as dicas de lugares que eu vejo por aí”.
Amauri Silva é comediante há 8 anos
Reprodução/@amaurisilva
Amauri diz que não tem dificuldade em gravar os vídeos, mas que precisa ser ousado em algumas situações.
“Não deu treta ainda, o difícil é trazer piadas novas em cada visita. Os que eu fiz em hotéis merecem mais cara de pau de entrar como se fosse hóspede. Mas em hotel grande a galera não costuma ligar muito. Dá um friozinho na barriga às vezes, mas nunca fui barrado nem questionado”, contou.
Outros reviews ⭐
A primeira crítica feita por ele foi no Renaissance, hotel de luxo na região da Avenida Paulista. Ele descobriu o espaço porque fazia apresentações de stand-up no teatro que funciona no local e decidiu compartilhar a experiência com os seguidores. “Descobri que era super fácil de entrar e que tinha uns banheiros ótimos”.
“Pra entrar, é na base da confiança. Mete a cara de herdeiro e confia que o segurança não vai embaçar na sua. Olha lá, esse aí nem notou. Que lugar bonito. Desceu a escada rolante, do seu lado esquerdo vai ter o banheiro. Sempre vazio, sempre cheiroso. Praticamente seu”, diz ele em um dos vídeos.
O vídeo mais assistido do perfil é a crítica do banheiro do Cine Belas Artes, cinema que fica região central da capital.
“Ninguém pediu e, mesmo assim, voltamos. Hoje, a gente tá aqui na Consolação, também conhecida como rua do aperto… até agora. O lugar que a gente vai é o Cine Belas Artes. É agradável, silencioso, tem uma entrada independente do lado esquerdo do lugar, que te leva diretamente até o santuário. No final, tomei um café como forma de agradecimento pela cortesia. Mais um estabelecimento aprovado”, narra o comediante.
Apesar de não ter vídeo — ainda —, Amauri garante que os banheiros das unidades do Sesc são os melhores de São Paulo. “São muito bons, tem espalhado na cidade inteira, é uma boa ideia saber disso, sempre vai ter um Sesc por perto”, brincou.
“Os piores são de rodoviária, Metrô, boteco com alto movimento. Posto de gasolina tem banheiros horríveis, mas às vezes não dá para escolher…”.
Sonho na comédia
Apesar de trabalhar com humor há quase uma década, Amauri ainda não tem a comédia como profissão, mas sonha em rodar o Brasil com um show de stand-up.
Apenas no início de 2023 passou a se dedicar exclusivamente ao humor, já que deixou o trabalho formal em uma emissora de televisão, onde era coordenador de programação.
“Eu não vivo 100%, não tenho uma renda fixa com comédia ainda. Ganho uma graninha aqui, outra ali. Por enquanto, ainda vivo de rescisão, e espero que as coisas na comédia aconteçam antes de acabar essa grana”.
“Gosto do feedback da galera, de postar, de não saber se vai rolar, se vai ser um hit ou se vai flopar, mas a meta é o stand-up, é estar no palco contando piada, ter uma relevância interessante para poder ter meu solo, viajar pelo país, vender ingressos sem dificuldade, conseguir encher as casas, os teatros ao redor do país”.
Na infância e juventude, Amauri conta que não era o cara mais engraçado do rolê, mas sempre tinha uma sacada diferente para fazer os amigos rirem. “Acho que eu tinha observações engraçadas, interessantes, porém pontuais assim”.
Os ídolos gringos vão de Dave Chappelle — um dos comediantes mais reconhecidos da atualidade — a Bill Burr e Nate Bargatz. No Brasil, admira nomes que hoje são até colegas, como Igor Guimarães, Mhel Marrer e Patrick Maia, além de Larissa Gloor, atriz que faz sucesso com esquetes no Instagram.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.