Picanha brasileira é eleita a melhor comida do mundo por guia gastronômico

picanha-brasileira-e-eleita-a-melhor-comida-do-mundo-por-guia-gastronomico

Vitória para a culinária nacional: a picanha brasileira foi eleita por um guia gastronômico como o melhor prato do mundo. O corte de carne ficou na primeira posição de recente ranking do Taste Atlas, acompanhada do Vatapá, do Escondidinho e do Tutu de Feijão no top 100.

Imagem ilustrativa de picanha brasileira servida em rodízio

Man cutting picanha meat during barbecue – Foto: Imagem ilustrativa/Getty Images/ND

O site é conhecido por reunir avaliações de usuários de todo o mundo em áreas da gastronomia, formando listas de melhores em cada categoria. Em 2023, foram publicados rankings de melhores cozinhas, cidades, livros e até de melhores queijos.

A picanha brasileira recebeu uma média de 4,75, com 5 sendo a nota máxima. Em segundo, ficou o pão malaio Roti canai, com 4,74, e, em terceiro, o prato tailandês Phat kaphrao, avaliado em 4,73.

Ranking de melhores comidas do mundo do Taste Atlas, com a picanha brasileira em 1º

Picanha brasileira liderou ranking de melhores comidas do mundo do Taste Atlas. – Foto: Divulgação/Taste Atlas

Os outros três representantes do País no top 100 foram o Vatapá (16º), com 4,61 de média, o Escondidinho (58º), que recebeu 4,52, e o Tutu de Feijão (93º), com 4,49. A lista completa pode ser encontrada aqui.

Preço da picanha brasileira caiu ao longo de 2023

O preço da picanha brasileira, que foi até tema de debate político nas eleições presidenciais de 2022, reduziu em 2023. Dados do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) indicam uma queda de quase 10% nos cortes de carne de modo geral.

Mapa ilustrativo de cortes de carne do boi

Onde fica a picanha no boi? Mapa dos cortes do animal mostra em detalhes – Foto: Reprodução/Internet/ND

Um dos principais motivos para essa diminuição de preços é o recorde de abates no primeiro trimestre de 2023, que aumentou a circulação de carne, consequentemente, baixando os valores.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.