Vereadores de BH homenageiam parentes, financiadores de campanha e aliados com Grande Colar do Mérito Legislativo


Evento que tem por objetivo homenagear ‘pessoas e entidades em prol do bem público’ está marcado para o início da noite desta terça-feira (12), na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Grande Colar do Mérito Legislativo será concedido nesta terça-feira na Câmara de BH.
Karoline Barreto/CMBH
Está marcada para o início da noite desta terça-feira (12) a cerimônia de entrega do Grande Colar do Mérito Legislativo, maior honraria concedida pela Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) para homenagear o trabalho de pessoas ou instituições “em prol do bem público”. No total, serão 50 agraciados, entre políticos, parentes e financiadores de campanha dos vereadores.
Os parlamentares têm liberdade para escolher livremente a pessoa a ser homenageada, já que a honraria não representa nenhum benefício financeiro.
Cada vereador escolhe um condecorado, e os demais são selecionados pelo Conselho de Agraciamento, formado pela Mesa Diretora e pela Corregedoria da Câmara.
Pelo menos quatro parlamentares escolheram homenagear seus parentes. Irlan Melo (PRD, antes Patriota) condecorou o pai, enquanto Gilson Guimarães (Rede), a mãe, e Wesley Moreira (PP), a mulher. Maninho Félix (PSD) também agraciou o pai, o ex-vereador Geraldo Félix, falecido neste ano.
Nomes conhecidos do público também estão na lista de homenageados, como é o caso do empresário José Salim Mattar Júnior, atualmente consultor do governo do estado. Ele foi escolhido por Bráulio Lara, do partido Novo, cuja direção municipal recebeu R$ 200 mil do empresário para a campanha de 2020.
O chef de cozinha Léo Paixão, conhecido pelos restaurantes Glouton, Nicolau, Ninita e Mina Jazz Bar, também será agraciado. Ele doou R$ 33 mil para a campanha de 2020 de Gabriel (sem partido), atual presidente da Casa e sócio dele em um dos empreendimentos.
Os homenageados de Marcos Crispim (PSC), Miltinho CGE (PDT) e Bruno Pedralva (PT) também foram financiadores de suas campanhas.
Políticos, juristas, pastores e delegados
A maior parte dos homenageados são políticos conhecidos, como os deputados federais Pinheirinho (PP), Euclydes Pettersen (PSC) e Marcos Antonio Pereira (Republicanos-SP), que também será patrono; os deputados estaduais Carlos Henrique (Republicanos), Professor Wendel Mesquita (Solidariedade) e Tadeu Martins Leite (MDB), presidente da Assembleia Legislativa de MG; e o senador Cleitinho (Republicanos).
O vereador Pedro Patrus (PT) homenageará Gleide Andrade de Oliveira, secretária nacional de Finanças do PT, natural de Divinópolis e que ocupa cargo no Conselho de Administração da Usina de Itaipu desde junho deste ano.
Pastores, juristas do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e integrantes das forças de segurança também estão entre os agraciados. A lista completa está disponível no Diário Oficial.
Vídeos mais assistidos do g1 MG
Adicionar aos favoritos o Link permanente.