Primeiro Centro Tecnológico em robótica é inaugurado em escola pública de Santana no AP


Para fomentar conhecimentos sobre robótica e tecnologia, serão implantados laboratórios em escolas de 16 municípios do Amapá até 2024. Primeira inauguração aconteceu na Escola Estadual Augusto Antunes. Novas tecnologias para ensino e aprendizagem de jovens são implementadas no AP
Evandro Vilhena/Seed
Para estimular o desenvolvimento da ciência e tecnologia aos jovens do Amapá , o projeto Samaúma Tech foi lançado pelo governo. Ele visa promover a abertura de mais espaços estimuladores de tecnologia nos municípios do Amapá.
A Escola Estadual Augusto Antunes, localizada no Município de Santana, foi a primeira a utilizar o Centro Tecnológico em Robótica. Um espaço com diferentes equipamentos, como: computadores, kits de robótica, softwares de programação, rede de internet, jogos educativos e outros.
Mais de 500 professores serão capacitados neste novo método, reforçando o conhecimento de cerca de 6 mil estudantes. O Objetivo é que as práticas tecnológicas se tornem comuns em sala de aula, estimulando novos mercados e a empregabilidade do jovem.
Equipamentos de tecnologia e inovação na escola pública de Santana
Evandro Vilhena/Seed
O projeto do governo do Estado possui uma parceria com as secretarias de educação de cada município, com investimentos parlamentares de R$6 milhões, articulados pelo senador Davi Alcolumbre, em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap).
Centro de Robótica em Santana promove a inovação e tecnologia
Evandro Vilhena/Seed
A secretária de Educação do Estado, Sandra Casimiro, destacou que um mapeamento será realizado no Amapá, de escolas municipais e estaduais, para que estes recursos possam ser implementados. Ela afirmou que é necessário aplicar as novas tecnologias à educação.
“A inovação está em nossas mãos, no telefone, então é essencial também ensinar para o nosso aluno como estes aparelhos funcionam. Essa escola funciona em tempo integral, e terá um eixo de educação profissional com esta temática”, disse.
Indústria 4.0
Essa nova implementação nas escolas de ensino público, é uma tecnologia da indústria 4.0. Que conceitua no aumento da eficiência do utilidade de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala, também integrando o país em cadeias globais de valor.
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