Mato alto, lixo e falta de corrimão: escadões de acesso a bairros de Piracicaba geram riscos a moradores


Equipe da EPTV percorreu alguns dos pontos mais críticos nos bairros Vila Cristina e no Jardim São Paulo para registrar a situação. Prefeitura afirmou que fara levantamento de serviços necessários. Moradores de Piracicaba reclamam do abandono dos escadões
Moradores de Piracicaba (SP) reclamam da falta de manutenção e situação precária dos escadões de acesso a bairros e comunidades no município. A equipe da EPTV, afiliada da TV Globo, percorreu alguns dos pontos na região da Vila Cristina e Jardim São Paulo e constatou acúmulo de lixo, mato alto, ausência de corrimão nas estruturas e calçadas danificadas. Situação que gera transtornos e riscos a pedestres que precisam usar os trechos.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Em um dos primeiros pontos mostrados pela equipe, na avenida Raposo Tavares, no bairro da Vila Cristina, o local é movimentado, com passagem constante de pedestres pelo acesso.
Nesse ponto, uma parte da calçada antes da escada está faltando e com mato alto dos dois lados. A aposentada Alda Esteves comenta que a situação é recorrente.
“Esse mato aqui ainda tá baixo, tem vez que tá mais alto ainda. Eu nem ando aqui à noite”, reclama a moradora.
Na lateral e no final do escadão, a sujeira aparece acumulada, com lixo e entulho descartados irregularmente no local.
Os corrimões de segurança da escada apresentam ferrugem, partes quebradas e, ainda, faltando parte da estrutura. Na metade pra baixo da construção, não há nenhuma proteção. A iluminação também não funciona, com as lanternas quebradas.
Falta de manutenção em escadões causam problemas aos moradores em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Já no Jardim São Paulo, no acesso à comunidade Portelinha, na entrada do escadão há um bueiro entupido com lixo e mato alto. Ao redor da escada, muito lixo espalhado, até mesmo um vaso sanitário.
Há também a presença de água escorrendo pela escada, que acaba acumulando, apresentando ainda mais perigo aos moradores. Em alguns pontos, a proteção também está enferrujada e faltando.
A vendedora Mariana Antônio de Brito reclama dos diversos pontos e problemas que o local apresenta. “Essa água ai, criança passa nessa sujeira e é horrível. Esse lixo que a gente tenta limpar mas a população não ajuda. Não tem uma lixeira aqui pra gente poder jogar o lixo.”
A dona de casa Elizabeth Ferrarezi comenta sobre as dificuldades que a população da região enfrenta tendo que passar pelas escadas em condições tão precárias.
“Muita gente usa muito o escadão. Eu já vi senhora com dificuldade pra pular a água e pra passar”, reclama.
Escadões apresentam falta de manutenção, com mato alto, lixo e entulho em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Em outro ponto, também no Jardim São Paulo, a situação se repete. Muito lixo, mato alto, entulho e sujeira. No local, até um sofá descartado e uma porta aparecem em maio ao mato.
A dona de casa Silvia Regina de Castro demonstra indignação com o estado do local.
“Tiraram os ferros das escadas, e essa coisa que não limpa. É bicho, tudo que entra na casa da gente. Vieram aqui e falaram que iam arrumar, mas até hoje nada.”
Em outro acesso à comunidade Portelinha, não uma escada mas uma travessia, a situação chama atenção pela quantidade de lixo na entrada do bairro. Uma placa no local indica que a coleta de resíduos ocorre as terças e quintas-feiras e aos sábados. O comerciante João da Silva reclama que o serviço não ocorre como indicado.
“O lixeiro não ensaca nada, fica essa bagunça, junta mosca, rato, tudo que é ruim entrando no povo da rua.”
Escadões em Piracicaba sofrem com falta de limpeza e manutenção
Edijan Del Santo/EPTV
Prefeitura
Procurada pela EPTV, a prefeitura de Piracicaba informou que na próxima semana vai enviar equipes da Secretaria de Obras, de Infraestrutura e do Meio Ambiente para fazer a manutenção e limpeza dos escadões apontados pela reportagem.
A administração municipal também informou que serão feitos levantamentos dos serviços necessários nos locais.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.