Alunas de Navegantes são premiadas no “Cisne Branco”, concurso de redação da Marinha

alunas-de-navegantes-sao-premiadas-no-“cisne-branco”,-concurso-de-redacao-da-marinha

Seja pelo nervosismo na hora de escrever ou entendimento do tema, produzir um texto nem sempre é fácil, ainda mais em um concurso de redação. Entretanto, três estudantes do Centro Municipal Professora Badia de Faria, em Navegantes, conquistaram destaque no “Cisne Branco”, competição promovida pela Marinha do Brasil.

As alunas foram as representantes do centro educacional no concurso de redação promovido por uma das instituições militares brasileira

As alunas representaram o centro educacional no concurso de redação promovido por uma das instituições militares – Foto: Centro Municipal Professora Badia de Faria/Divulgação

Na 45ª edição, o tema escolhido foi a participação da Força Naval na Independência do Brasil. Mas se engana quem pensa que essa é a primeira aparição da unidade escolar — a turma já marcou presença em desafios anteriores.

“Nossa participação foi excepcional! Foi uma oportunidade emocionante para os alunos explorarem temas da Marinha, expressarem suas ideias e mostrarem seu talento na escrita”, declara o diretor do centro municipal, Marcos Fabricio Bittencourt, que enxerga a importância das oportunidades que estimulam o aprendizado.

Participaram 72 jovens e as premiadas foram as alunas Mariana Capinan Machado da Silva, nono ano; Amanda Fernandes, oitavo ano; e Mayra Pereira Lemes Vilela, sétimo ano — o reconhecimento foi pelo Ensino Fundamental.

Para quem foi responsável por representar o município, o momento tornou-se enriquecedor.

“Essa competição não apenas me desafiou a aprimorar minhas habilidades de redação, mas também me incentivou a pesquisar mais sobre o papel da Marinha na história. Foi um momento de aprendizado e autodescoberta, onde pude perceber o quão relevante é entender o legado e a importância das forças navais à nação. Além disso, a competição me motivou a me esforçar mais, não apenas para ganhar um prêmio, mas para superar meus próprios limites e aprender mais sobre um assunto que, até então, eu não tinha explorado tão profundamente”, pontua a aluna Mariana Capinan Machado da Silva, 14, nono ano.

Além dos adolescentes, o diretor da unidade também foi premiado, colocando em evidência a importância de acreditar e incentivar a educação.

“Foi uma honra ser reconhecido. Isso reflete o esforço coletivo de nossa equipe em incentivar os alunos a se destacarem academicamente e a se tornarem cidadãos engajados”, expressa Marcos.

Mais do que o desenvolvimento linguístico, o concurso de redação colocou diante do grupo novos conhecimentos, aprimorando a relação com instituições militares.

“Estreitar laços com organizações como a Marinha é vital para uma compreensão mais ampla da nossa história, cultura e valores cívicos. Isso permite que os alunos se conectem com aspectos importantes da sociedade”, finaliza o profissional.

Concurso de redação da Marinha

O evento acontece em todo o país e tem como objetivo aproximar os estudantes de temas que estão relacionados com a história da Marinha do Brasil. O concurso de redação é aberto para escolas públicas e particulares, em processo realizado por meio de inscrição.

A premiação acontece em nível municipal, estadual e nacional — as recompensam incluem medalha e diploma, além de notebook e visita ao Navio-Veleiro “Cisne Branco” na etapa final.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.