Centro educacional incentiva a conscientização ambiental e saúde mental em atividade física

centro-educacional-incentiva-a-conscientizacao-ambiental-e-saude-mental-em-atividade-fisica

Você já pensou como seria aproveitar algumas horas em família para aprender sobre a conservação do meio ambiente, colocando o corpo em movimento por meio da atividade física e ainda cuidando da saúde mental? Essa foi a experiência compartilhada pela comunidade escolar do Centro Educacional Municipal Professora Badia de Faria, em Navegantes, durante o 2º Treino Solidário.

Comunidade escolar e moradores participaram de iniciativa focada na atividade física, optando por percursos de 3km e 6km ou 400 e 500 metros

Comunidade escolar e moradores participaram de iniciativa focada na atividade física, optando por percursos de 3km e 6km ou 400 e 500 metros – Foto: Centro Educacional Municipal Professora Badia de Faria

Focado no cuidado com o corpo e com o meio ambiente, os 30 estudantes e 50 participantes externos foram convidados a concluir os percursos de 3km e 6km ou 400 e 500 metros, alternativa disponível para os pequenos.

“A ideia surgiu a partir da vontade de promover não apenas a prática esportiva, mas também a conscientização social e ambiental. Queríamos unir a energia do esporte com a preocupação comunitária”, comenta o diretor Marcos Fabricio Bittencourt.

Mais que o desafio de concluir o trajeto, o encontro foi a oportunidade para compreender o funcionamento da fauna e da flora, já que os integrantes participaram de debates sobre a importância do ecossistema da região, recebendo doações de mudas locais — ação em parceria com o IAN (Instituto Ambiental de Navegantes).

“Eles entenderam a importância de plantar e preservar as espécies nativas”, salienta o profissional.

Com atividade física e alegria, também foi possível compreender os efeitos da prática esportiva no cuidado com a mente.

“Momentos como esses unem a comunidade em torno de valores importantes, como saúde, preservação ambiental e solidariedade. É uma oportunidade de inspirar mudanças positivas e fortalecer os laços comunitários”, pontua Marcos, mencionando que o evento foi uma oportunidade para compartilhar e aprender sobre solidariedade e cooperação.

O alongamento fez parte do processo antes do início da atividade física

O alongamento fez parte do processo antes do início da atividade física  – Foto: Centro Educacional Municipal Professora Badia de Faria

Para quem se aventurou pela primeira vez nos 6km, o desafio foi satisfatório. “O que me motivou foi saber que, ao correr e me exercitar, estava não apenas cuidando da minha saúde, mas contribuindo para algo maior: a preservação do ambiente. Ver a união de todos, a doação de mudas e os trabalhos sobre saúde mental provou que pequenas ações podem ter um impacto enorme”, expõe Nicollas Breno Francisco da Silva, 14, sétimo ano. A oportunidade de transformar a própria realidade foi marcante.

“Esse projeto não incentivou apenas a nos mexermos, mas ensinou a importância de cuidar do corpo e do mundo ao redor. Foi uma experiência que vai além da corrida; foi sobre nos tornarmos agentes de mudança.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.