Encontro reúne busólogos de diversas cidades no interior de SP; entenda o termo e a paixão dos fãs de ônibus


Encontro promovido em Itu (SP) reúne pessoas de diversas cidades nesta terça-feira (12). Um busólogo é, basicamente, uma pessoa apaixonada por ônibus que viaja para fotografar os modelos por amor. Eles conhecem os detalhes dos veículos, pesquisam sobre a história do transporte e as tecnologias envolvidas. Encontro reúne busólogos de diversas cidades no interior de SP; entenda o termo e a paixão dos apaixonados por ônibus
Arquivo pessoal
A paixão que torna as pessoas em fãs assíduos é o que, muitas vezes, une grupos que não teriam nada em comum se não fosse o nicho que os aproximou. Música, filmes, séries, desenhos, carros e até mesmo… ônibus 🚌.
Embora não seja algo convencional e conhecido por muitos, a paixão por estes veículos conta com diversos fãs, conhecidos como busólogos.
Um busólogo é, basicamente, uma pessoa apaixonada por ônibus que viaja para fotografar os modelos por amor. Eles conhecem os detalhes dos veículos, pesquisam sobre a história do transporte e as tecnologias envolvidas.
O jovem Luiz Felipe Da Silva Barbosa, de 18 anos, de Sorocaba (SP), é um deles e estará em um evento promovido especialmente para busólogos realizado em Itu (SP) na terça-feira (13), que vai reunir amantes de ônibus que vieram de diversas cidades do interior de São Paulo e até mesmo de outros estados.
Ao g1, ele conta que a paixão pelos veículos o acompanha desde a infância. “Sempre que via, tirava foto e gostava de tudo que envolvia transportes”.
Os anos foram se passando, o amor permanecendo e a, então, a decisão de criar uma rede social especifica para as fotos que tirava foi tomada. “Comecei a fazer amizades com pessoas do ramo. Sempre fui conhecendo mais e mais”, relembra.
Luiz compartilha as fotografias pelas redes sociais
Luiz Felipe/Arquivo pessoal
Em dois anos, Luiz conta com um acervo de mais de 300 fotos que vão desde os modelos mais simples até os que custam mais de R$ 2 milhões. Para isso, é preciso conhecer do assunto.
“Eu via os modelos por um jogo. Daí, comecei a decorar os nomes dos modelos, chassi e aprendi a diferenciar cada um deles”, explica.
Para acompanhar os veículos que passam pela cidade onde mora, Luiz conta com um aplicativo que utiliza apenas quando nota um novo ônibus pela cidade. As fotos são tiradas pelo próprio celular e compartilhadas pelas redes sociais do jovem.
Initial plugin text
“É algo que gosto de fazer. É uma coisa que me deixa feliz. Ser busólogo é saber respeitar cada empresa, dede as pequenas até as mais grandes. Respeitar os motoristas, passageiros, entre outros que trabalhem com você. Não sair invadindo locais para tirar foto, como por exemplo garagem, rodoviária”, completa.
Atualmente, Luiz trabalha em um shopping da cidade, mas está em busca de uma oportunidade para trabalhar no ramo de ônibus. “Sempre tive essa vontade, mas nunca tive a oportunidade. Se surgir, eu vou”, afirma.
Paixão transformada em renda
Agência de Ricardo percorre estados
Arquivo pessoal
Ricardo Vieira, de 25 anos, é de Brasília (DF), e viajou para o interior de São Paulo para participar do evento. Segundo ele, a paixão tornou-se fonte de renda, já que ele é dono de uma agência na área de marketing especializada em mobilidade e transporte.
“Essa paixão começou quando eu ainda era criança. Gostava de ver como funcionava, quando andava de ônibus ficava na parte da frente vendo os motoristas dirigindo. Essa paixão aumentou e, igual, o interesse”, relata.
A agência de Ricardo nasceu a partir da fotografia, quando alguns empresários passaram a se interessar pelo trabalho do jovem. “Começaram a gostar e acompanhar meu trabalho na busologia e, nisso, vi a oportunidade de trabalhar com o que mais gosto: a mobilidade”, explica.
Atualmente, além da agência, Ricardo possui uma página sobre o assunto onde leva informações, fotos e vídeos das principais novidades do transporte e mobilidade.
“[A busologia] é uma paixão, talvez até incompreendida por muitos, mas uma inspiração para muitos. Através das fotos e vídeos encontramos um meio de distração, alegria e até trabalho. Uma verdadeira paixão sobre rodas”, finaliza.
Ricardo é apaixonado por ônibus e transformou o amor em fonte de renda
Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.