Primeiro dia útil do novo BRT Transoeste tem ‘filas sem fim’


A Estação Mato Alto passa por reformas desde o ano passado. Uma estrutura provisória atende os passageiros até que um terminal mais amplo seja concluído. Filas eram comuns, mas, segundo os usuários, nesta segunda a espera era muito maior. Esta segunda-feira (11), primeiro dia útil após a entrega das obras do BRT Transoeste, amanheceu com filas gigantescas na Estação Mato Alto, uma das mais movimentadas do corredor expresso. Passageiros relataram até 1 hora de espera para o embarque. Até a última atualização desta reportagem, não se sabia por que a operação estava demorando tanto.
No último sábado (9), o prefeito Eduardo Paes (PSD) “reinaugurou” o sistema depois da revitalização de 59 quilômetros de pista — 31 dos quais tiveram de ser refeitos em concreto.
A Estação Mato Alto passa por reformas desde o ano passado. Uma estrutura provisória atende os passageiros até que um terminal mais amplo seja concluído. Filas eram comuns, mas, segundo os usuários, nesta segunda a espera era muito maior.
O cozinheiro Leonardo Lucas era um na fila nesta segunda-feira. “O ônibus pode até estar novo, mas, sem terminar a estação do jeito que está aqui, com passageiro na chuva e desorganização, que melhoria você vê nisso? Eu vejo nenhuma”, reclamou.
Fila gigantesca no BRT do Mato Alto
Reprodução/TV Globo
O ‘novo’ Transoeste
O corredor passa a operar com 208 ônibus, sendo 136 novos veículos articulados equipados com tecnologia sustentável. A expectativa do poder municipal era que, com este acréscimo, um maior número de lugares fosse ofertado aos passageiros, e o tempo de espera, reduzido.
Segundo a Prefeitura do Rio, a entrega dos veículos e da pista revitalizada marca a renovação da frota, com 427 novos ônibus nos três corredores.
A expectativa é que, com a o começo da operação do corredor Transbrasil, que tem previsão para o ano que vem, sejam 600 ônibus em circulação no total.
Obras e novos ônibus do BRTs do corredor Transoeste são inaugurados
Reprodução/ TV Globo
“É um dia de alegria devolver o BRT com dignidade, com tempos menores, com mais conforto, com mais segurança”, disse o prefeito.
O corredor Transoeste, que conecta a Barra da Tijuca a Santa Cruz e a Campo Grande, foi inaugurado em 2012. Foi o primeiro corredor do sistema BRT na cidade.
Os investimentos nas obras de revitalização custaram R$ 221 milhões e levaram 18 meses.
Durante a obra também foi construída uma passagem inferior no Terminal Recreio, possibilitando a interligação com a Transolímpica, evitando a necessidade de travessia das pistas da Avenida das Américas pelos usuários.
De acordo com o poder municipal, no ano que vem serão entregues as obras que devem transformar quatro estações em terminais, com um investimento de R$ 180 milhões em estrutura.
Assim, Mato Alto, Pingo D´Água, Curral Falso e Magarça terão novas estruturas de acesso aos terminais alimentadores, que fazem a integração entre os ônibus do BRT e vans. A prefeitura também anunciou obras de melhoria para o escoamento da água em dias de chuva.
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