FOTOS: Beleza indígena é celebrada em desfile no Território Indígena do Jaraguá, na Zona Norte de SP


Evento busca quebrar estereótipos, dar visibilidade à diversidade existente entre os povos indígenas e valorizar a riqueza cultural deles. Celebração do Dia da Beleza Indígena em SP
Ana Coutinho/TV Globo
O Território Indígena do Jaraguá, na Zona Norte de São Paulo, recebeu no último sábado (9) um evento para celebrar a cultura e a diversidade dos povos originários da região, o Dia da Beleza Indígena.
Com danças, comidas típicas, coral, feira de artes, demonstração de arco e flecha, pintura corporal e desfile com vestimentas tradicionais, a ação criada em 2013 busca quebrar o esteriótipo dos indígenas.
Segundo a fundadora do evento, Jaci Martins, Guarani Mbya, as pessoas não-indígenas tendem a pensar nos povos originários como algo homogêneo, quando, na realidade, eles são diversos.
“Indígena existe de vários tons de pele, várias cores de olhos, vários estilos de cabelos”.
“Eu acho que o indígena ele leva consigo a sua espiritualidade, e tem essa valorização da ligação com a terra e com todos os seres que aqui habitam”, diz Jaci.
Para a idealizadora do Dia da Beleza Indígena, a importância do evento também está em promover a existência dos povos indígenas dentro da Grande São Paulo.
“Na própria terra indígena, no Jaraguá, sempre teve o racismo ambiental, achando que ali nunca teve indígena, que nunca existiu indígena. As pessoas achavam que era só mais uma favela. Então, sempre teve esse olhar de julgamento”.
Confira abaixo imagens do evento realizado no sábado.
Beleza Indígena
Adicionar aos favoritos o Link permanente.