COP 28: Brasil aparece em rascunho de documento final como sede da COP em 2025


Documento ainda não é o final, mas indica a aprovação de Belém como sede da 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre mudança do clima. Foi divulgado o rascunho do documento final da COP 28, que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, neste domingo (10). Nele, consta a indicação do Brasil como país aprovado para ser sede da Conferência em 2025. A cidade brasileira candidata a sediar o evento internacional é Belém, no Pará.
Contudo, a confirmação só é formalizada ao final da COP, que tem previsão de término para o próximo dia 12 de dezembro.
O esboço também menciona a designação do Azerbaijão para sede da COP 29, em 2024.
A data que consta no texto para a COP no Brasil é de 10 a 21 de novembro de 2025.Já para 2024, no Azerbaijão, a data estabelecida é de 11 a 22 de novembro.
Rascunho do documento final da COP 28 indica aprovação do Brasil como sede em 2025
Arquivo Pessoal
O que é “draft” ou “rascunho”?
O documento chamado de “draft” é onde contém tudo o que acontece no evento, como um rascunho do documento que será apresentado ao final da COP. As informações dele são levadas a sessões específicas, nas quais os participantes podem decidir ou se opor.
No documento acima é basicamente a oficialização da aprovação de candidatura do país.
O Brasil se candidatou pelo grupo de países da América Latina e nenhum país se opôs, logo, este grupo de países oficializa a candidatura, e a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) aprova.
A cidade a sediar o evento é o país quem define e anuncia. O Itamaraty formalizou o pedido para que Belém seja a sede da COP 30 em 2025 em janeiro deste ano. A informação foi confirmada pelo presidente Lula ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) , no dia 11 de janeiro, em Brasília, tornando Belém a cidade brasileira candidata à sede da COP 30.
Lula decide lançar Belém como candidata do Brasil à sede da COP 30 em 2025
Presidente Lula diz que Itamaraty formaliza pedido para que Belém seja sede da COP em 2025
Durante a COP realizada no Egito em 2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia afirmado, ainda antes de assumir, que pediria à Organização das Nações Unidas (ONU) para a Amazônia sediasse a Conferência do Clima (COP) em 2025. Helder também participou do evento.
No Pará, presidente Lula oficializa Belém como sede da COP 30
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol) já tinha oferecido e “colocado” a capital paraense à disposição do evento, assim como o prefeito de Manaus, que também ofereceu a capital do Amazonas.
A COP é uma conferência global, realizada desde 1995, com representantes de centenas de países que ocorre todos os anos e que tem como principal objetivo conter as consequências da crise climática causada pela humanidade.
Na cúpula, entre outros temas, os países participantes revisam seus compromissos de manter o aquecimento global bem abaixo de 2°C acima dos níveis pré-industriais, buscam esforços globais para limitá-lo a 1,5°C e discutem como ajudar nações vulneráveis às mudanças climáticas.
Sede da COP30 será em área de aeroporto desativado
Governo anuncia obras do Parque da Cidade, em área de antigo aeroporto de Belém.
Reprodução / Agência Pará
O extinto Aeroporto Brigadeiro Protásio Oliveira, em Belém, dará lugar ao Parque da Cidade, onde será realizada a COP 30.
Estão previstos projetos ambientais para dotar a capital paraense de melhor estrutura de transporte, limpeza urbana e saneamento básico.
Além da cessão do antigo terreno, estão previstas outras ações preparatórias para a COP 30. As obras estão orçadas no valor de R$ 390 milhões e devem ser custeadas pela iniciativa privada dentro da área de propriedade da União, o qual possui 500 mil m² e é avaliado em R$ 340 milhões.
Assista a outras notícias do Pará:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.