Santa Casa de SP diz que vai reaplicar provas de residência para oito áreas após médicos relatarem fraude em concurso


Profissionais de saúde registraram B.O sobre o ocorrido neste sábado (9). Segundo a instituição, foram constatados erros na aplicação e na impressão de exames. Nova data para realização das provas ainda não foi divulgada. Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Reprodução/Santa Casa
A Santa Casa de São Paulo anunciou que irá reaplicar provas do concurso para residência realizado neste sábado (9). Médicos que foram realizar os exames afirmaram que houve fraude no processo seletivo e chegaram a registrar um boletim de ocorrência do caso.
Segundo a Comissão de Residência Médica (Coreme) da instituição, foram constatados erros na aplicação de prova em uma sala da área de Pediatria e erros de impressão nas provas de “pré-requisito” voltadas para sete áreas.
O concurso em questão oferecia 191 vagas para 21 áreas diferentes na prova chamada “acesso direto” — voltada para médicos recém-formados. Além de mais 60 vagas para 29 especialidades, no modelo de “pré-requisito” — voltado para médicos que já realizaram alguma residência anterior.
Candidatos para residência nas seguintes áreas poderão fazer os exames novamente. A data ainda não foi divulgada.
Acesso direto: Pediatria;
Pré-requisito: Endocrinologia e Metabologia, Gastroenterologia, Geriatria, Hematologia e Hemoterapia, Oncologia Clínica, Pneumologia e Reumatologia
Por nota, o Instituto Mais, responsável pela aplicação das provas, lamentou o ocorrido e afirmou que está investigando internamente as circunstâncias dos problemas mencionados. Disse ainda que “todos os procedimentos adotados visaram a atingir os melhores padrões de desempenho na prestação de serviços a que se destinavam”. (Veja nota completa ao final da matéria).
Problemas no concurso: médicos relatam como se deram os fatos
Além da sala de Pediatria mencionada pela Santa Casa, candidatos de outra turma também afirmam que o pacote de provas estava violado quando foi entregue aos aplicadores responsáveis, como mostram os relatos abaixo.
Relatos de fraude em concurso da Santa Casa de SP
Reprodução/Redes Sociais
O Artigo 311-A do Código Penal classifica como fraude de concurso público os atos de “utilizar ou divulgar, indevidamente, com o fim de beneficiar a si ou a outrem, ou de comprometer a credibilidade do certame, conteúdo sigiloso”.
Ao g1, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) confirmou que o caso foi registrado como fraude em concurso de interesse público no 8º DP e encaminhado para o 12º DP – Pari, que será responsável pelas investigações.
Nota da Santa Casa de SP
“A COREME da Santa Casa de São Paulo informa que iniciou imediatamente as apurações em relação aos problemas apontados na aplicação do Concurso de Residência Médica realizado em 09/11 pela empresa Imais.
Constatou que houve erros de aplicação em uma sala e erros de impressão em um tipo de prova na seleção das especialidades.
Informamos o cancelamento das provas aplicadas para as áreas de Pediatria (acesso direto); Endocrinologia e Metabologia; Gastroenterologia; Geriatria; Hematologia e Hemoterapia; Oncologia Clínica; Pneumologia; e Reumatologia, a reaplicação para os candidatos a esses programas acontecerá em data a ser divulgada. Os demais cursos seguirão com o Cronograma já estabelecido.
Lamentamos as ocorrências e reforçamos que todas as providências necessárias estão sendo tomadas em conjunto com o Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social, que é a empresa contratada para aplicação da prova, para que não ocorram prejuízos aos candidatos.”
Nota do Instituto Mais
O Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social vem através da presente nota esclarecer os fatos ocorridos na aplicação do Processo Seletivo para Médicos Residentes da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, aplicados no dia 09 de dezembro de 2023.
Foi constatado que na Universidade Anhembi Morumbi, sala 72, na área de residência em Pediatria – Acesso direto, houve falha na entrega do pacote de provas. Tal fato está sendo apurado internamente pelo Instituto Mais.
Também, após a aplicação das provas, foi constato que houve falha de impressão nos cadernos de questões das áreas de residência com Pré-requisito Endocrinologia e Metabologia; Gastroenterologia; Geriatria; Hematologia e Hemoterapia; Oncologia Clínica; Pneumologia; e Reumatologia.
O Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social entendeu mais eficiente e equilibrado, em homenagem à transparência e à isonomia aplicadas a todo e qualquer certame por nós realizados, bem como para que não haja prejuízo aos candidatos envolvidos, diante dos ocorridos acima descritos, a necessidade de cancelamento das provas aplicadas para as áreas de residência em Pediatria – Acesso direto e áreas de residência com Pré-requisito em Clínica Médica: especialidades em Endocrinologia e Metabologia; Gastroenterologia; Geriatria; Hematologia e Hemoterapia; Oncologia Clínica; Pneumologia; e Reumatologia, e sua reaplicação em data oportuna.
Quanto às demais áreas de residência médica, seguirá normalmente as suas etapas, conforme cronograma previsto no Edital de Abertura.
Por fim, o Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social lamenta os fatos ocorridos e salienta que todos os procedimentos adotados visaram a atingir os melhores padrões de desempenho na prestação de serviços a que se destinavam, com transparência, confiabilidade, ética, comprometimento, honestidade, responsabilidade e, acima de tudo, respeito pela lei, pela Administração e pelo direito individual de todos os candidatos inscritos no Processo Seletivo para Seleção de Médicos Residentes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.