Casos de violência contra mulheres, concurso da UESPI, morte de Nego Bispo: as notícias da semana no Piauí


Confira a lista das matérias mais lidas da semana entre os dias 3 a 10 de dezembro. Você perdeu o que foi destaque no Piauí na semana passada? O g1 traz um resumo das notícias que tiveram repercussão.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Adeus a Nego Bispo
Pensador e ativista quilombola Nêgo Bispo
Divulgação/CCOM
O Piauí deu adeus a um dos mais importantes pensadores de sua história: Antônio Bispo dos Santos, o Nego Bispo, faleceu no último domingo (3), vítima de uma parada cardiorrespiratória. Ele atuou em movimentos sociais e em organizações de defesa de quilombolas.
Filósofo, poeta, escritor, professor e ativista político, Nego Bispo publicou três livros e dezenas de artigos sobre a história de luta do povo negro e propôs o conceito de contra-colonialismo, uma atitude de reforçar a cultura, práticas, organização social, todas as manifestações coletivas de povos colonizados contra os esforços de imposição dos colonizadores.
Pensadores, políticos, artistas e ativistas usaram as redes sociais para expressar seu lamento com a morte do escritor, entre eles o presidente Lula. Ele foi sepultado na segunda-feira (4), no quilombo Saco-Curtume, onde viveu maior parte da sua vida.
Concurso para professor da UESPI
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), anunciou mudanças para a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), incluindo a realização de um concurso público para a contratação de 85 novos professores e 75 servidores. Além disso, destacou a necessidade de uma discussão sobre a substituição gradual de cursos com menos de 30% de vagas preenchidas por programas mais procurados dentro da universidade.
Violência contra a mulher
Nesta semana, quatro casos de violência contra mulheres chocaram a população do estado. As vítimas foram desde uma adolescente de 13 anos a uma senhora de 63 anos. Os crimes aconteceram em Teresina e em cidades do interior do Piauí.
Adolescente de 13 anos morre em tentativa de estupro
Jennifer Wenddy Barbosa Luz, de 13 anos
Reprodução
Jennifer Wenddy Barbosa Luz, de 13 anos, sofreu uma tentativa de estupro e foi assassinada no último sábado (2), em um matagal na zona rural de Avelino Lopes, cidade 790 km ao Sul de Teresina.
O padrasto da amiga de Jennifer, um homem identificado pela polícia apenas pelas iniciais E. S., de 28 anos, foi preso nesse domingo (3) após buscas desde que o corpo da menina havia sido encontrado.
Ela e uma amiga estavam em um matagal quando foram atacadas. A amiga conseguiu fugir, mas Jennifer foi dominada e morta violentamente, tendo seu cranio esmagado por um tronco de madeira que pesava cerca de 20 kg.
Mulher sofre tentativa de estupro e tem casa incendiada
Mulher vai para UTI após sofrer tentativa de estupro durante a madrugada e ter casa incendiada, na Zona Sul de Teresina
Lívia Ferreira/ g1 Piauí
Uma mulher de 34 anos foi espancada e teve a casa queimada por um homem ainda não identificado durante uma tentativa de estupro nesta quinta-feira (7).
A vítima mora sozinha em uma casa, e durante a madrugada desta quinta, por volta de meia-noite, o criminoso invadiu a casa dela e a atacou, na tentativa de estuprá-la. A mulher tentou se defender e lutou contra o homem, mas foi espancada e ficou desacordada. Quando acordou, a casa estava em chamas.
VÍDEO: homem desce de carro e esfaqueia mulher em Teresina
Homem desce de carro e esfaqueia mulher diversas vezes na Zona Sul de Teresina
Joana Darck Alencar, 34 anos, foi esfaqueada diversas vezes, na manhã desta quinta-feira (7), na avenida principal do Parque Piauí, Zona Sul de Teresina. O crime foi registrado por uma câmera de segurança (assista acima), que mostra o criminoso descer do carro e ir direto em direção à vítima e dar vários golpes de faca nela.
Ela foi socorrida e encaminhada para o hospital. Familiares da vítima relataram ao g1 que o estado de saúde dela é estável.
Ninguém foi preso até o momento. O ex-namorado da vítima é considerado suspeito. Segundo a família, o casal estava junto há cerca de 8 meses e o relacionamento era conturbado.
Idosa de 62 anos é agredida e estuprada em Monte Alegre
Delegacia de Polícia em Gilbués, no Sul do Piauí, investigará o caso
Divulgação/Ccom
Uma idosa de 62 anos foi agredida e estuprada na noite dessa terça-feira (05), no município de Monte Alegre do Piauí, a 756 km de Teresina. Um jovem de 19 anos e um adolescente de 16 são suspeitos do crime.
Segundo a Polícia Civil, a idosa, o jovem e o adolescente estavam ingerindo bebida alcoólica na casa de um deles quando a senhora decidiu ir para casa. Os suspeitos se ofereceram para levá-la em casa e durante o caminho a levaram para um matagal.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
📲 Participe da comunidade do g1 Piauí no WhatsApp e no Telegram
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.