Mundial de Clubes costuma ser rico em zebras

mundial-de-clubes-costuma-ser-rico-em-zebras

O Mundial de Clubes 2023 começa nesta terça-feira e podemos nos preparar para várias emoções. O MAIS QUE UM JOGO então decidiu relembrar algumas zebras importantes do torneio. O Fluminense é o representante da América do Sul e o Manchester City defende a Europa. Mas ambos devem abrir o olho.

Mazembe surpreendeu o Inter no Mundial de Clubes

Mazembe surpreendeu o Inter no Mundial de Clubes – Foto: Fifa

Se alguns clubes brasileiros surpreenderam favoritos europeus, como o Internacional fez com o Barcelona em 2006, quando venceu por 1 a 0 e garantiu o caneco, outros representantes de nosso país acabaram sofrendo com as zebras.

O próprio Colorado sofreu muito com uma delas em 2010. Pela primeira vez na história um time sul-americano não se classificou para a decisão do torneio. O Colorado perdeu por 2 a 0 para o modesto Mazembe, da da República Democrática do Congo. Kidiaba, goleiro do time africano, foi o nome do jogo pelas defesas e pelas comemorações imitando um carrinho no chão.

Galo sofreu com marroquinos

Cuca viu Galo cair diante do Raja – Foto: Atlético-MG/Divulgaçao/ND

Outro brasileiro a sofrer com uma zebra foi o Atlético-MG, que na semifinal de 2013 foi derrotado por 3 a 1 pela equipe marroquina do Raja Casablanca nas semifinais. Após a dramática e inédita conquista do Galo na Libertadores, nos pênaltis, contra o Olímpia do Paraguai, o Atlético chegava cheio de confiança para a disputa do Mundial de Clubes. Porém as coisas acabaram não caminhando como se esperava. O Bayern de Munique foi o campeão.

MAIS! Real Madrid pode piorar rivalidade Brasil x Argentina

Em 2016 o Atlético Nacional da Colômbia chegou ao confronto semifinal com o Kashima Antlers como grande favorito. Era um timaço que contava com nomes como o goleiro Franco Armani, o meia Alejandro Guerra, o atacante Miguel Borra e o técnico Reinaldo Rueda. O Atlético Nacional fez em uma partida irreconhecível e sofreu a maior derrota de um time sul-americano desde a criação desse formato do torneio em 2005, na qual acabou sendo superado por 3 a 0. O Real Madrid foi campeão.

Flamengo deu vexame recente no Mundial de Clubes

Flamengo caiu para o Al Hilal – Foto: Fadel Senna/AFP/ND

Dois anos depois o River Plate sofreu com uma zebra. O time empatou por 2 a 2 com o Al-Ain da Arábia Saudita. Acabou eliminado nos pênaltis. O Palmeiras caiu para o Tigres por 1 a 0 na semifinal de 2020. Mas por ser um time mexicano, muitos acreditam que não foi uma zebra.

Fechando a lista de zebras históricas vamos para a edição passada, quando o Flamengo de um dos maiores vexames do Mundial. Nas vésperas do torneio o vice-presidente de futebol Marcos Braz puxou um canto no vestiário provocando os merengues: “Real Madrid, pode esperar, a tua hora vai chegar”. Mas o duelo na finalíssima com o Real Madrid nunca aconteceu. Isso porque, na semifinal, o Flamengo foi dominado pelo Al Hilal da Arábia Saudita e perdeu por 3 a 2. Era o fim do sonho de ganhar o título daquele ano.

Diante deste cenário é bom Fluminense e Manchester City abrirem bem o olho, pois podem acabar sofrendo com alguma zebra.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.