Saiba qual o 1° carro fabricado em Taubaté a receber certificado de veículo clássico pela Volkswagen


Montadora começou a emitir certificados para veículos produzidos pela marca há, pelo menos, 20 anos. Gol 1300 L, produzido em Taubaté, recebeu certificado de veículo clássico
Divulgação/Volkswagen
A Volkswagen começou a emitir no Brasil o Certificado de Veículos Clássicos, uma espécie de certidão de nascimento do veículo, que traz dados originais de produção e pode ser útil para preservar e restaurar os veículos da marca.
Entre os modelos que já receberam o certificado, o primeiro certificado que foi produzido na fábrica da montadora em Taubaté, no interior de São Paulo, é um Gol 1300L, de 1980, na cor Vermelho Calipso. O carro está em exposição na Garagem VW, localizada na fábrica Anchieta.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Gol 1300 L, produzido em Taubaté, recebeu o certificado de veículos clássicos
Divulgação/Volkswagen
Além do Gol 1300 L, também já receberam o certificado uma Kombi ‘Corujinha’ de 1960, um TL 1972, e primeiro Gol “placa preta” da história. Eles foram os primeiros modelos a receberem o certificado e fazem parte do acervo da Garagem VW.
Celeiro do Gol
A fábrica de Taubaté, inaugurada em 1976, foi onde teve início a produção do Gol, no início da década de 1980. O início foi com a produção do Gol Geração I motor 1.3, que tinha a missão de substituir o Fusca, outro sucesso da marca.
Essa primeira versão tinha motor refrigerado a ar, câmbio com quatro marchas e duas portas, já que os modelos com quatro ainda não tinham aceitação no mercado brasileiro.
Clique aqui e conheça a história da produção do Gol
O Gol saiu de linha no fim de 2022 após 42 anos na indústria automotiva nacional.
Produção da primeira geração do Gol, com motor 1.3, na fábrica de Taubaté.
Divulgação
Certificado de veículo clássico
O Brasil é o segundo país, dentro da marca Volkswagen, a ter Certificado de Veículos Clássicos. O documento é uma espécie de “certidão do nascimento” do veículo, emitida no nome do atual proprietário do veículo.
O documento traz informações sobre a produção do veículo, como número do chassis, modelo, data de produção e cor. Dados adicionais, que constem nas fichas de produção, também poderão ser incorporados ao certificado.
O certificado, segundo a montadora, também terá elementos de segurança e dois diferentes números de registro, um aleatório gerado por sistema e outro sequencial. O intuito é garantir a autenticidade do documento.
Gol 1.300 L com certificado de veículo clássico
Divulgação/Volkswagen
De acordo com a Volkswagen, há dados de produção de modelos que iniciaram a produção na década de 1950, como Fusca e Kombi. A montadora diz que reuniu mais de 6,5 milhões de fichas com informações da época, muitas delas manuscritas.
Os dados de produção englobam as três plantas no Brasil: São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR). Eles foram extraídos tanto das microfichas manuscritas, que foram digitalizadas, até os dados de veículos mais recentes, já armazenados em sistemas digitais.
A montadora estima que em torno de 600 mil veículos colecionáveis no Brasil sejam da marca e, consequentemente, aptos para receber o certificado. Dados da FIVA (Federação Internacional de Veículos Clássicos), a frota de veículos históricos no Brasil é de aproximadamente 3,2 milhões.
Para emitir o certificado
É preciso fornecer os dados do veículo para a Volkswagen. O carro deve ter, pelo menos, 20 anos e estar registrado no nome da pessoa que fez o requerimento.
O pedido será analisado e um e-mail será enviado para o solicitante para informar se os dados do veículo solicitado foram encontrados ou não. Caso tenham sido encontrados, o proprietário do veículo deve pagar pelo certificado.
Após o pagamento, o certificado é emitido e enviado ao proprietário do carro.
Veja mais sobre o vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.