Certificação aumenta procura por queijos em Araucária e beneficia produtores


Produção de queijos foi regularizada pela prefeitura em 2021. Certificação alavanca queijos de Araucária
O queijo autoral produzido por Irene Wolski, moradora de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, ultrapassou divisas e conquistou fãs de várias cidades depois de ser premiado em uma competição estadual.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
A conquista veio após Irene regulamentar o produto com a Secretaria de Agricultura do município, em 2021. Na época, o município fez uma força-tarefa para regularizar pequenos produtores da cidade, acreditando na medida como impulsionadora de vendas.
Com o selo, a produtora teve a permissão de participar de concursos e, desta forma, expandir os negócios.
Segundo empresária Marília Lima Sodré, vendedora do queijo, vieram pessoas até mesmo de outros estados para experimentar.
“Veio gente de Curitiba, temos clientes de Balneário Camboriú. Sempre foi um produto vendido por si só”, explica a empresária.
Certificações aumentam procura por queijos na RMC
Caminhos do Campo/RPC
Leia também:
Trânsito: Caminhoneiro condenado por morte de família é solto menos de 24h após prisão
Autismo: Ator recebe diagnóstico ao interpretar personagem com o transtorno
Alep: Renato Freitas protocola pedido de cassação de mandato de Ademar Traiano
A iniciativa
A coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal de Araucária, Renata de Araújo, explica que a iniciativa surgiu após o barulho que as vendas faziam na área rural ecoar na área urbana e chegar à prefeitura.
“Sabíamos que eles faziam os queijos, mas vendiam de porta em porta, sem rótulo, sem uma garantia de qualidade. Não tínhamos acesso às cozinhas, então era muito complicado e [com] muito risco”, explica.
Para conseguir autorização para vender qualquer produto de origem animal na cidade, é preciso seguir algumas regras e, na maioria dos casos, não são necessárias mudanças radicais nas estruturas de produção. Quem cumpre todas as elas, recebe um selo de certificação municipal.
Vídeos mais assistidos no g1 PR:
Leia mais notícias do estado em g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.