Renato Cariani, influenciador alvo da PF por tráfico, se defende: ‘empresa linda’

renato-cariani,-influenciador-alvo-da-pf-por-trafico,-se-defende:-‘empresa-linda’

O influenciador fitness e empresário Renato Cariani se manifestou na manhã desta terça-feira (12) sobre a operação realizada pela PF (Polícia Federal) que tem como alvo a Anidrol, indústria química localizada na Grande São Paulo, onde Renato Cariani é sócio.

Renato Cariani afirmou que não tem conhecimento do teor do processo

Fisiculturista se pronunciou sobre mandado de busca e apreensão – Foto: Reprodução/Redes Sociais/ND

“É um processo que não sei sobre, pois corre em segredo de justiça”, disse Cariani. “Todos os sócios foram alvos de mandado”. “Uma das empresas que sou sócio, que é a que está sofrendo investigação, foi fundada em 1981, tem mais de 40 anos de história, é uma empresa linda”, afirmou.

O influenciador afirmou que, assim que conseguir acesso ao teor do processo, irá compartilhar os detalhes da investigação.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Renato Cariani (@renato_cariani)

A PF cumpre mandados de prisão contra os sócios desde o início da manhã desta terça-feira. Mais de 70 policiais federais estão cumprindo 18 mandados de busca e apreensão em endereços situados em São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

Segundo a polícia, a Operação Hinsberg revelou um esquema que envolveu a emissão fraudulenta de notas fiscais por empresas licenciadas para vender produtos químicos em São Paulo.

Empresa em que Cariani é sócio é alvo de operação da PF – Foto: @renato_cariani/Instagram/Reprodução/ND

Utilizando “laranjas” como funcionários fictícios de grandes multinacionais, a organização criminosa teria desviado aproximadamente 12 toneladas de produtos químicos, equivalentes a mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontas para consumo.

As investigações também apontaram para o emprego de diversas metodologias para ocultar e dissimular a origem ilícita dos valores recebidos, incluindo interpostas pessoas e a constituição de empresas fictícias.

Os envolvidos na operação responderão pelos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico e lavagem de dinheiro. As penas podem ultrapassar 35 anos de reclusão.

O nome da operação faz referência a Oscar Hinsberg, químico que percebeu a possibilidade de converter compostos químicos em fenacetina, principal insumo químico desviado pela organização criminosa.

Quem é Renato Cariani?

Cariani, nascido em 1976, teve uma infância simples e enfrentou bullying na escola. Iniciou sua carreira na área de química aos 15 anos como auxiliar de laboratório, conciliando seu interesse por musculação para superar desafios pessoais.

Com uma trajetória marcada por superações, participou de competições de fisiculturismo, graduou-se em química em 2017 e acumula milhões de seguidores em suas redes sociais.

O influenciador, que também é professor de química, educação física, empresário e youtuber, possui um canal no YouTube com quase 4 milhões de inscritos e mais de meio bilhão de visualizações.

Nas redes sociais, como Twitter e Facebook, Cariani conta com 4,2 milhões de seguidores, revelando sua expressiva presença online.

Atualmente o influenciador possuí dois CNPJs ativos em seu nome, ambos em nome de “Anidrol Industria Quimica LTDA”, empresa investigada por tráfico de drogas. Como sócio da empresa, Roseli Dorth.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.