Concurso premia os melhores queijos artesanais de Santa Catarina

concurso-premia-os-melhores-queijos-artesanais-de-santa-catarina

Lages sediou um concurso organizado pela Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), no final de novembro, para premiar os melhores queijos artesanais de Santa Catarina. O grande destaque foi o agricultor José Carlos Semprebom, de Nova Veneza, que conquistou a Medalha Super Ouro para o melhor queijo artesanal inscrito.

Queijo na tábua de madeira

O evento reuniu mais de 250 participantes, entre produtores, técnicos, pesquisadores e profissionais da gastronomia – Foto: Leandra da Luz/ND

Dos 138 produtos avaliados, 14 foram premiados com a medalha de ouro, 28 com a de prata, e 26 com a de bronze. A escolha do super ouro foi realizada entre os medalhistas de ouro.

Queijos premiados

A queijaria de José Semprebom, além da Medalha Super Ouro, recebeu duas medalhas de prata. José expressou sua satisfação: “Concorremos com queijos premiados internacionalmente e conseguimos a melhor colocação. Essa conquista é um reconhecimento da nossa qualidade, sabor e dedicação ao longo dos anos”.

José Semprebom recebendo a Medalha Super Ouro – Foto: Divulgação/Epagri/ND

A extensionista da Epagri Andréia Meira Schlickmann enfatizou que o concurso beneficia todos os participantes, independentemente da premiação. “Esse tipo de iniciativa avalia os queijos e devolve ao produtor as anotações dos jurados, no intuito de colaborar na melhoria de qualidade do produto”, afirma a extensionista.

Confira a lista completa dos vencedores:

Lista dos premiados com a Medalha de Ouro - Divulgação/Epagri/ND

1
3

Lista dos premiados com a Medalha de Ouro – Divulgação/Epagri/ND

Lista dos premiados com a Medalha de Prata - Divulgação/Epagri/ND

2
3

Lista dos premiados com a Medalha de Prata – Divulgação/Epagri/ND

Lista dos premiados com a Medalha de Bronze  - Divulgação/Epagri/ND

3
3

Lista dos premiados com a Medalha de Bronze – Divulgação/Epagri/ND

A comissão técnica do concurso contou com profissionais especializados em análise sensorial e conhecimento técnico na produção de lácteos, incluindo técnicos, chefs de cozinha e lojistas. Os queijos premiados provêm de 30 municípios catarinenses, abrangendo uma variedade de sabores e técnicas de produção.

O evento ocorreu em 30 de novembro, em conjunto com o IV Simpósio de Queijos Artesanais, que reuniu mais de 250 participantes, entre produtores, técnicos, pesquisadores e profissionais da gastronomia. O próximo concurso está programado para Agronômica, acompanhado por um seminário estadual sobre o tema.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.