Vídeo mostra momento que carro com 47 kg de ouro de garimpo ilegal é atingido por disparos em Manaus


Após ação criminosa, polícia prendeu dois homens e apreendeu o carregamento com 42 barras de ouro. PF diz que é a maior apreensão da história do Amazonas. Carga de ouro ilegal é interceptada por criminosos em Manaus
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que criminosos tentaram interceptar um carro que levava 47 kg de ouro de garimpo ilegal em Manaus, na tarde de sábado (9), e atiraram contra o veículo. Após a ação criminosa, a polícia prendeu dois suspeitos e apreendeu o carregamento com 42 barras de ouro. Veja o vídeo acima.
A apreensão do carregamento de ouro ilegal ocorreu na avenida Nilton Lins, na saída para a avenida das Torres, na Zona Centro-Sul da capital. A gravação da câmera de segurança que registrou o fato marcava o horário de 12h30.
Segundo a PM, a carga de ouro era transportada em um carro modelo Gol, que foi atacado por um grupo armado que estava em automóvel modelo Doblò e tentou roubar o metal precioso durante o percurso.
As imagens mostram a Doblò interceptando o Gol, até que um homem sai e atira. A equipe da Rocam foi acionada em seguida, mas quando os policiais chegaram ao local, os atiradores já tinham fugido e abandonado o carro. Até a publicação desta matéria, nenhum dos suspeitos havia sido identificado ou preso.
Na busca feita no veículo Gol, a Rocam encontrou duas malas com 42 barras de ouro e mais alguns objetos. Dentro da Doblò foi achado uma pistola com a caixa de munição e outros pertences.
Os dois homens que estavam no Gol com as barras de ouro foram presos e levados para a sede da Superintendência da Polícia Federal, em Manaus. Eles chegaram a ser atingidos pelos tiros e passaram por atendimento médico.
Apreensão
Com o apoio da Polícia Militar, foram apreendidos 47 kg de ouro, avaliados em R$ 15 milhões e com grau de pureza superior a 90%. Após a apreensão das barras de ouro e da prisão dos dois homens, a PF apreendeu uma aeronave.
Depois de identificar os homens presos, a PF afirmou que os dois já estavam sendo monitorados por envolvimento em uma quadrilha especializada na extração e venda de ouro ilegal da Amazônia.
Duas pessoas são presas transportando ouro ilegal no AM
“Nós estamos, há um ano, trabalhando em cima de uma organização criminosa que atua no estado [Amazonas], com conexão no estado do Pará, que tem como objetivo produzir grandes quantidades de ouro provenientes notoriamente de garimpos ilegais”, informou o superintendente da PF no Amazonas, Umberto Ramos.
Investigação
As investigações apontam que o ouro vem sendo extraído ilegalmente do leito do Rio Tapajós, no Pará.
“A cidade de Manaus funciona como entreposto para distribuição no mercado nacional e internacional”, disse o superintendente da PF no Amazonas.
Ainda no sábado, depois da prisão dos dois suspeitos, a PF enviou agentes para o Aeroclube do Amazonas, na Zona Centro-Sul de Manaus, onde a aeronave usada no transporte das 42 barras de ouro foi apreendida.
De acordo com a Polícia Federal, o avião de pequeno porte saiu de Itaituba, no Pará, e passou por a Itacoatiara, no Amazonas. O destino era Manaus.
“Representa o recorde histórico de apreensão de ouro aqui no Estado do Amazonas. Uma apreensão que estimamos atinge a cifra de R$ 15 milhões”, afirmou Umberto Ramos.
PM apreende 47 kg de ouro do garimpo ilegal em Manaus e PF diz que é a maior apreensão da história do Amazonas
PF-AM
Segundo o superintendente, o próximo passo é identificar a “assinatura química do ouro”. É o que a Polícia Federal chama de “DNA” do ouro.
“O que a gente deseja, com a investigação, é identificar a tipologia, de onde veio, qual o tipo de garimpo que é utilizado por essas organizações criminosos, qual a composição química desse ouro”, detalhou o chefe da PF no Amazonas.
Com isso, os agentes pretendem comprovar a origem do ouro. Segundo a PF, as características do ouro apreendido demonstram que o material teria como destino o mercado internacional.
“Notadamente, Europa e Estados Unidos”, afirmou o superintendente do órgão.
Vídeos mais assistidos do Amazonas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.