Nova onda de calor pode elevar temperaturas de MT em até 42ºC nesta semana


Segundo o ClimaTempo, o fenômeno se estende até o dia 20 de dezembro. Uma nova onda de calor deve fazer subir a temperatura em pelo menos oito estados do Brasil.
Arte/g1
Com a chegada de uma nova onda de calor, as regiões do sul e leste de Mato Grosso enfrentarão temperatura acima da média, variando de 3 °C a 5 °C graus mais quente, segundo o ClimaTempo. A nova onda se estende até o dia 20 de dezembro e os termômetros podem marcar 42ºC.
🌡️Esta é a quinta onda de calor consecutiva no país que já registrou o fenômeno em agosto, setembro, outubro e novembro.
Segundo os especialistas, isso é resultado das mudanças climáticas. Os recordes mostram uma alta nas temperaturas e que se somam aos eventos climáticos naturais, como a onda de calor.
O aquecimento global está mexendo com tudo e bagunça qualquer tipo de evento. Estamos tendo eventos mais extremos e mais frequentes.— Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo
Apesar da previsão de calor acima da média para o fim da semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não emitiu até o começo da noite de segunda-feira (11) nenhum alerta por conta das altas temperaturas.
2023 deve ser o ano mais quente em 125 mil anos, diz observatório europeu
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1MT no WhatsApp
🧐Como se forma uma onde de calor?
🔥A onda de calor acontece quando temos uma temperatura cinco graus acima da média por um período de mais de cinco dias. Neste caso, ela deve se estender de 14 a 20 de dezembro, próximo da chegada do verão que acontece no dia 22 de dezembro.
Nos eventos anteriores, os avisos do Inmet confirmaram a dimensão e intensidade do fenômeno.
A formação da onda de calor é um processo. Ela se forma aos poucos e se nenhum outro evento faz baixar a temperatura, como uma frente fria, o calor intenso ganha força e chegamos a esses níveis.
Confira como se proteger da onda de calor de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS):
Mantenha sua casa fresca
Tente manter a temperatura abaixo de 32°C durante o dia e 24°C à noite, especialmente para crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde crônicos;
Use o ar noturno para resfriar sua casa, abrindo janelas e persianas durante a noite;
Reduza a carga de calor interna fechando janelas expostas ao sol, desligando dispositivos elétricos e pendurando cortinas.
Evite o calor
Procure os lugares mais frescos da casa, especialmente à noite;
Se a sua casa não estiver fresca, passe algumas horas por dia em locais com ar-condicionado, como edifícios públicos;
Evite sair durante as horas mais quentes do dia e atividades físicas extenuantes.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.