Você viu no g1? A disputa por Essequibo, acidente com Zé Neto, Terra bate mais um recorde de calor e Palmeiras campeão do Brasileirão


Resumo da semana de 04 a 08 de dezembro de 2023. A escalada de tensão entre Venezuela e Guiana na disputa pelo território de Essequibo. O acidente de carro com Zé Neto, da dupla Zé Neto e Cristiano. Terra quebra recorde histórico de calor pelo sexto mês seguido e Palmeiras chega ao 12º título e aumenta vantagem como maior campeão brasileiro.
A disputa por Essequibo
Membro da Assembleia Nacional da Venezuela segura um mapa que mostra a disputada região de Essequibo como parte da Venezuela.
Leonardo Fernandez Viloria/Reuters
Venezuela e Guiana seguem vivendo uma escalada de tensão com a disputa pelo território de Essequibo.
Após a aprovação do referendo que cria um estado em Essequibo, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, divulgou um novo mapa do país com a incorporação do território que hoje pertence à Guiana. Em resposta, o presidente da Guiana, Irfaan Ali, anunciou que irá acionar o Conselho de Segurança da ONU contra a medida.
Nesta sexta-feira (8), Maduro assinou uma série de decretos para incorporar Essequibo e transformar o território guianense em um estado venezuelano.📋​​​​​​​ Veja quais são eles. 
Os últimos desdobramentos da disputa também elevaram a tensão sobre a possibilidade de um conflito armado na fronteira com o Brasil. O ministro da Defesa, José Múcio, disse que o território brasileiro não será usado por tropas estrangeiras, e o Exército vai enviar veículos blindados para proteger a região.
Na quinta-feira (7), os Estados Unidos anunciaram exercícios militares na Guiana, o que foi interpretado pela Venezuela como uma “provocação”. No mesmo dia, cinco pessoas morreram após a queda de um helicóptero militar na Guiana, de acordo com as Forças Armadas do país. 👉Fique por dentro do assunto.
LEIA MAIS:
INFOGRÁFICO: como é a fronteira do Brasil com Essequibo, território na Guiana cobiçado pela Venezuela
Lula vê ‘crescente preocupação’ e diz que Mercosul não pode ficar ‘alheio’ ao tema
Essequibo brasileiro: parte do território que a Venezuela quer anexar já foi do Brasil
Venezuela x Guiana: Entenda em 5 pontos disputa por Essequibo
Acidente com o cantor Zé Neto
O cantor Zé Neto, da dupla Zé Neto e Cristiano, sofreu um acidente de carro na noite de terça-feira (5) na BR-153, em Fronteira (MG).
Segundo a PRF, o veículo em que ele estava capotou após uma colisão contra uma carreta carregada com caixas vazias na altura do km 246. O acidente deixou três pessoas feridas — incluindo o sertanejo. Leia mais aqui. 
Após o acidente, Cristiano, que faz dupla com Zé Neto, gravou um vídeo tranquilizando os fãs. A esposa do cantor, que seguia em um outro carro logo atrás dele na estrada, disse que ajudou nos primeiros socorros. Veja o relato.
Zé Neto sofre acidente automobilístico
Reprodução
Estado de saúde do cantor
Conforme o médico cirurgião do Serviço de Traumatologia, Paulo Cesar Espada, tomografias apontaram uma pequena contusão pulmonar – lesão com presença de sangue e edema no pulmão -, além fraturas em três costelas e um corte no braço.
O último boletim médico de Zé Neto, emitido na manhã de sexta, informou que não há previsão de alta hospitalar. O cantor está consciente e estável e apareceu em um vídeo nas redes sociais agradecendo as orações.
➡️Veja cronologia e o que se sabe sobre o acidente de carro
➡️Mapa e fotos: veja onde aconteceu o acidente de Zé Neto e quais veículos estão envolvidos
Mais um recorde de calor 🥵
Com onda de calor, veja dicas para economizar na conta de luz
Arquivo
🌡️Cientistas do observatório europeu Copernicus anunciaram esta semana que novembro de 2023 marcou o sexto mês consecutivo de recordes de calor na Terra.
Desde junho, o planeta tem registrado um mês mais quente a cada novo período. E, por causa disso, os cientistas do observatório europeu já confirmam que este ano quebrará recordes, sendo o mais quente da história, como vinham alertando há alguns meses. 📈 Veja a lista de recordes.
 🔥 O g1 explica aqui a crise do clima em gráficos e mapas no vídeo abaixo:
Entenda a crise do clima em gráficos e mapas
‘Justiceiros’ de Copacabana
Soco-inglês, roupa preta, lista de presença e escolta armada. A onda de violência em Copacabana (RJ) nas últimas semanas motivou o reaparecimento dos “justiceiros” no bairro – como já visto em 2015.
Por grupos de WhatsApp, eles se dividem em grupos para “caçar” – como eles definem – quem rouba na região. O g1 teve acesso a conversas que mostram os integrantes exibindo as armas que vão utilizar no ataque contra o “coreto” – termo que usam para identificar “bondes” de menores infratores. Veja aqui.
☝️Importante saber! Fazer “justiça com as próprias mãos” é crime previsto no artigo 345 do Código Penal Brasileiro.
Em nota, a Polícia Civil informou que tomou conhecimento da situação e disse que diligências estão em andamento para identificar os envolvidos e esclarecer os fatos. Os delegados da 12ªDP (Copacabana) e 13ªDP (Ipanema) estão atuando nas investigações e analisam vídeos de redes sociais para identificar os suspeitos.
‘Justiceiros’ criam grupos para ‘caçar’ ladrões em Copacabana
LEIA MAIS:
➡️ Novos vídeos mostram ‘bonde’ assaltando da saída da praia do Arpoador até Copacabana
➡️Blog do Octavio Guedes: discurso de ‘não adianta prender’ significa ‘não adianta Estado’ e alimenta a barbárie
➡️‘Justiceiros’ compartilham fotos das mãos ensanguentadas e com soco-inglês
➡️Homem filmado dando soco em empresário em Copacabana é preso na Baixada Fluminense
🏆Campeão brasileiro 
Palmeiras é campeão brasileiro pela 12ª vez
Cris Mattos / Reuters
E teve festa verde e branca! O Palmeiras conquistou na noite de quarta-feira (6) o 12º título do Campeonato Brasileiro, ampliando a vantagem do Verdão como maior vencedor do Brasileirão. ✅Veja o ranking.
Além do campeão, Grêmio, Atlético Mineiro e Flamengo conseguiram vagas diretas na fase de grupos da Libertadores. Já Botafogo e Bragantino vão disputar a pré-Libertadores.
Veja também
Classificação final do Brasileirão 2023
Tudo sobre o campeão Palmeiras
Dodecacampeão?Palmeiras desafia dicionário e buscas disparam com 12º título brasileiro
também teve isto 👀
Dados do IBGE: mais de 2,5 milhões de mulheres não trabalharam para cuidar de parentes ou das tarefas domésticas em 2022
Maior contrabandista de armas da América do Sul: conheça Diego Dirísio, alvo da PF, suspeito de armar facções brasileiras
Ligação com garimpo ilegal na Terra Yanomami: empresário de Alexandre Pires é preso pela PF 
Política: Fux abre inquérito para investigar Janones por suposta rachadinha
Feminicídio: PM de folga agride esposa com socos no rosto e a mata a tiros após discussão em carro em SP
Ipec: administração Lula é considerada ótima ou boa por 38% da população; 51% aprovam sua maneira de governar
Fim de uma era: Sepultura, a maior banda de metal do Brasil, vai acabar
Bairro do Mutange: em 24 horas, solo afunda mais 5,7 centímetros sobre mina em Maceió
Adicionar aos favoritos o Link permanente.