Avaí 1 x 1 Figueirense, deu empate no jogo dos números; leia e entenda

avai-1-x-1-figueirense,-deu-empate-no-jogo-dos-numeros;-leia-e-entenda

No clássico das estatísticas, deu empate entre Avaí e Figueirense  – Foto: Fabiano Rateke/Avaí FC/Divulgação/ND

O clássico entre Avaí e Figueirense terminou empatado na semana passada: 1 a 1. Como assim? Onde foi esse confronto que ninguém ficou sabendo e que ninguém viu? Calma, caros leitores. Esse clássico foi realizado, ou melhor, foi apurado, no campo dos números, das estatísticas divulgadas em duas listas no acumulado dos resultados.

Vamos explicar: o Figueirense é o melhor de time catarinense na soma dos pontos conquistados no Campeonato Brasileiro da Série A desde que os pontos corridos foram implantados pela CBF em 2003. O time Alvinegro acumula 550 pontos contra 271 do time azurra. Lembrando que entre os times da Capital, aparece a Chapecoense com 287 pontos. Atrás do Avaí, o Criciúma que volta à elite no ano que vem e tem 188 pontos. Fechando esta contagem, o Joinville tem apenas 31 pontos conquistados quando da sua única participação no brasileiro de pontos corridos da Série A quando terminou na lanterna da competição, em 2015.

Para empatar o clássico dos números em 1 a 1, o Avaí está em vantagem no ranking dos times da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgado na semana passada. Na 25º colocação geral, o time da Ressacada é o melhor catarinense na lista com 5.477 pontos. Lembrando que neste ranqueamento, os campeonato Estaduais não contam. Depois do Avaí, duas posições atrás, está a Chapecoense, seguido do Criciúma (30ª ) e Brusque na 43ª posição na frente do Figueirense que está no 50º lugar, com apenas 2.610. resultado óbvio das últimas temporadas decepcionantes da equipe nos gramados.

O Alvinegro, quando teve participação seguida por sete anos na elite do futebol nacional e chegou ao vice na Copa do Brasil era o líder e com folga neste ranking da FCF. Vai precisar remar muito para recuperar o seu espaço perdido. Se neste Avaí e Figueirense tivemos um empate, o grande derrotado, na verdade, é o futebol de Santa Catarina que perdeu quatro posições no ranking das Federações. O nosso Estado que chegou a ser o 4º melhor futebol do país, hoje está no oitavo lugar, sem nenhuma perspectiva de melhoras pelo que estamos acompanhando por aí: times mudando de cidades e equipe ameaçando não disputar um Catarinense deficitário e inchado com os seus 12 clubes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.