Conheça o pentágono de valores que orientam a autorregulação emocional dos estudantes de ensino fundamental da Escola Magnus Domini


Em um contexto pós-pandêmico, a Escola Magnus Domini decide agir na direção do fortalecimento emocional da sua comunidade e elege a interação social como base para a formação dos seus estudantes. Escolas conectadas buscam evoluir sempre. O processo de integração é inerente ao desenvolvimento humano. Sentir-se pertencente faz parte da compreensão do mundo, do outro e de si mesmo. Nesses novos tempos, quais valores são inegociáveis no cotidiano dos estudantes? Como desenvolver os valores na escola? Leia esta matéria, na íntegra, e conheça a proposta da Magnus Domini, escola da rede particular de ensino, na cidade de Maringá, norte do Paraná, que vem construindo um trabalho pautado em valores sociomorais que buscam alicerçar a autonomia e o respeito mútuo, além de impactar o processo pedagógico e as relações interpessoais. Para saber mais sobre a Escola Magnus Domini, clique aqui.
A moralidade envolve sentimentos, crenças, valores e princípios que são construídos ao longo da vida. Trata-se da capacidade de obedecer regras e também de reconhecer o motivo pelo qual elas devem ser cumpridas.
Na infância, a base de valores precisa estar fortalecida para que a criança, gradativamente, cresça seguindo as normas sociais de forma consciente, mesmo na ausência de uma autoridade.
Na Magnus Domini, os estudantes são incentivados desde cedo à autonomia e à tomada de pequenas decisões, de forma respeitosa e com orientação de profissionais afetuosos. Esse movimento pedagógico, denominado PRE – Processo de Regulação Emocional, possibilita aprimorar a autoconfiança, o pensamento crítico-reflexivo e a iniciativa, competências tão importantes para o mundo contemporâneo.
Quando a criança evolui na construção da sua moralidade, aos poucos, descentraliza-se de si e adota uma perspectiva recíproca e cooperativa. Para que isso aconteça, ela precisa estar inserida em um ambiente favorável, que estimule a prática da discussão equilibrada, para que cada um apresente seus argumentos e se disponha a conhecer os argumentos dos outros. Nesse contexto, a Escola Magnus Domini vem solidificando um ambiente de consolidação da aprendizagem emocional dos seus estudantes, no estilo “ganha-ganha”, em que a vitória é identificada como autorregulação.
Quais seriam, então, os valores sociomorais a serem trabalhados com proximidade, constância e firmeza junto aos estudantes? Na Magnus Domini, foram selecionados cinco valores, que, juntos, formam um pentágono.
Pirâmide de valores sociomorais da Escola Magnus Domini.
Divulgação Escola Magnus Domini
O respeito
Respeito não é uma habilidade inata, ou seja, que nasce com o ser humano. A ideia de respeitar o outro precisa ser construída histórica e culturalmente. Esse processo inclui, em primeiro plano, sentir respeito por si mesmo. A criança que se percebe única, conhece seus limites, potenciais, fragilidades e desejos é também uma criança que exerce autorrespeito.
Se a criança reconhece o respeito em si e vivencia isso com frequência, é mais provável que ela exerça esse princípio em relação ao outro. Por exemplo, quando um adulto se dispõe a ouvir uma criança, ele mostra a ela, por meio dessa ação, que o que ela está falando tem importância e, portanto, merece respeito. Em uma próxima situação, quando alguém solicitá-la como ouvinte, talvez ela também se disponha a isso, pois experimentou esse gesto de empatia anteriormente. Deu-se a ela, pois, um modelo de ação.
Para construir essa percepção, a criança precisa conviver e estar em um ambiente que promova escuta, orientação e acolhimento. É assim que a Magnus Domini vem se destacando como instituição de ensino que promove a autorregulação emocional dos seus estudantes a partir da referência de profissionais capacitados que compõem um trabalho humanizado.
A criança precisa manifestar em palavras o que sente. Nomear sentimentos e tê-los reconhecidos como aqueles que, junto à consciência, regulam a ação moral.
Divulgação Escola Magnus Domini
O diálogo
O diálogo é a chave mestra de toda boa convivência. É um recurso de alto nível utilizado para que a criança resolva as suas próprias questões, independentemente da natureza dos fatos, de maneira mais harmoniosa e produtiva.
Conversar é bom, necessário e potente. Não há construção de um espaço civilizado se não houver a legitimação e o uso concreto dessa via de comunicação. O diálogo está presente nas ações didáticas do professor, é condição necessária para resolução de conflitos entre os estudantes, é pressuposto da construção dos saberes historicamente acumulados na sociedade. É uma ferramenta de transformação da Escola Magnus Domini.
O desenvolvimento da capacidade de dialogar amplia as condições de participação efetiva na vida em sociedade.
Divulgação Escola Magnus Domini
A convivência
A convivência democrática na escola é uma conquista diária. Como é bom estar em um ambiente em que as diferenças, as necessidades, as opiniões e os desejos são considerados e respeitados.
A consciência do outro é habilidade a ser treinada. Na Magnus Domini, os estudantes e equipe pedagógica vivenciam a máxima “Aqui, todos (se) importam”. E o que isso significa na prática? Significa que todos devem se implicar na engrenagem social, nas ações e nas consequências de suas ações.
Conviver significa coordenar as próprias ações com as dos outros, por meio do trabalho em grupo visando o alcance de benefícios comuns e coletivos.
Divulgação Escola Magnus Domini
A justiça
A justiça regula o que pode ou não pode ser feito, regras e normas sociais que envolvem o aspecto coletivo. Evoluir do egocentrismo, que é uma visão autocentrada, para o pensamento de respeito mútuo, exige da criança conhecimento e coerência nas ações.
Na Magnus Domini, o equilíbrio entre o desejo de um e o desejo do outro tem sido considerado a partir da discussão do bem comum.
O êxito das relações sociais na escola, seja entre estudantes, seja destes com seus professores, relaciona-se com o desenvolvimento moral e a justiça é um regulador moral dos demais valores.
Divulgação Escola Magnus Domini
A solidariedade
A solidariedade é notada no olhar generoso, na fala acolhedora ou na entrega despretensiosa. Quem colabora o faz nas várias possibilidades e com as condições que tiver no momento.
Na Magnus Domini, reconhecer a necessidade do outro para além da própria, é construção, é caminho contínuo. O olhar para o futuro é lançado no presente, com ações intencionais para o desenvolvimento de uma comunidade escolar solidária.
Trabalhar a solidariedade na escola, é, antes de tudo, dar espaço para o afeto e, portanto, à descoberta do outro. Esse gesto evidencia o fim do individualismo.
Divulgação Escola Magnus Domini
O propósito do pentágono de valores da Magnus Domini é entrelaçar a formação humana das crianças à conscientização do coletivo. A criança imersa nessa proposta passa a olhar o outro para além de si, avalia sua conduta e opera de forma menos autocentrada. E toda a comunidade escolar está envolvida nesse processo, afinal, os estudantes não podem notar desalinhamento na conduta dos profissionais. As atitudes são verdadeiras vitrines e exemplos a serem seguidos.
Ao vivenciarem os valores sociomorais, os estudantes da Magnus Domini internalizam boas maneiras de agir e de perceber as situações do dia a dia, moldando-se a partir desse processo e fortalecendo sua autorregulação.
A escala de valores
O processo de agir de acordo com os valores faz parte do desenvolvimento humano. Na Magnus Domini, uma escala de evolução tem ajudado os estudantes a evidenciarem sua percepção coletiva. Essa ferramenta indica os avanços que as crianças conquistaram, no decorrer do dia, a partir de quatro estágios, personalizados por degraus de uma escada.
Escala de valores da Escola Magnus Domini.
Divulgação Escola Magnus Domini
Na Magnus Domini, as crianças percorrem esses estágios diariamente. Independentemente de qual degrau a turma se encontra, o incentivo dos profissionais envolvidos merece ser constante. Nesse sentido, é válido destacar a palavra “ainda” (localizada nos dizeres de cada degrau da escada), já que esse processo é dinâmico, ou seja, nada é tido como concluído.
Os professores desempenham um papel importantíssimo ao trabalhar com as expectativas de desempenho das crianças em relação à moralidade. No início de cada dia, os estudantes são orientados a sugerir coletivamente em qual degrau colocar um triângulo do pentágono. Ao final da rotina de trabalho, a turma revisita a expectativa, avalia os eventos ocorridos naquele dia e debate sobre o reposicionamento do triângulo, isto é, se avança, mantém ou recua um degrau.
O resultado dessa prática é o desenvolvimento de uma moralidade autêntica e intrínseca nas crianças, elementos fundamentais para a formação de cidadãos responsáveis e éticos.
Sala de reunião para crianças
A Magnus Domini conta com um espaço de respeito genuíno à criança. Trata-se de uma sala de reunião denominada “Venha conversar aqui”. Essa iniciativa é parte do processo de construção da autonomia das crianças, pois oportuniza a expressão das ideias, situações e conflitos de maneira segura. A abordagem proporciona, também, o aprendizado sobre a tolerância.
Ao oferecer esse espaço, a Magnus Domini demonstra seu compromisso com a valorização da voz e das perspectivas das crianças, promovendo sua participação ativa na construção de um ambiente escolar que respeita e considera suas opiniões. O mediador da sala acompanha as reuniões, a partir de perguntas que passam a instrumentalizar os estudantes a pensarem amplamente sobre a pauta em questão.
O estabelecimento do diálogo na sala de reuniões permite que os estudantes desenvolvam estratégias para resolução de problemas e descartem a violência física/verbal como opção reativa aos acontecimentos.
Divulgação Escola Magnus Domini
Valores são construídos ao longo da vida. Na infância, essa construção é mais intensa e requer cuidados.
A Magnus Domini está atenta ao papel que desempenha na vida dos seus estudantes, pois sabe que uma base sólida de valores sociomorais, com método próprio e encaminhamentos conscientes, faz toda a diferença no futuro deles. O compromisso da Escola transcende a competência acadêmica e passa a contribuir positiva e gradativamente para a formação humana da sua comunidade.
Sentir-se acolhido e acolher são princípios inegociáveis da Escola Magnus Domini.
Divulgação Escola Magnus Domini
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