Saneamento básico: investimento em práticas inovadoras faz a diferença, em especial para comunidades mais vulneráveis


Entenda como a Aegea vem melhorando a qualidade de vida de milhares de pessoas. AEGEA
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Tema básico e amplamente explorado, o saneamento básico beneficia a sociedade como um todo. O desenvolvimento social e econômico do país, o meio ambiente e as pessoas dependem diretamente dele. Apesar de já ser de conhecimento dos especialistas de que as pessoas mais vulneráveis são as mais atingidas pela falta de saneamento, os resultados do estudo “A vida sem saneamento: para quem falta e onde mora essa população?”, realizado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a EX ANTE Consultoria Econômica e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), preocupam ainda mais. O levantamento traz números alarmantes, como as quase 9 milhões de moradias brasileiras sem acesso à rede geral de água. Uma em cada duas casas convive diariamente com algum tipo de privação no saneamento.
A Lei nº 11.445/07 define saneamento básico como “o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas”. Comunidades ou até mesmo regiões inteiras sofrem com sérios problemas pela ausência desses serviços, que são os mais importantes para garantir dignidade e boas condições de saúde para as pessoas.
Ainda de acordo com o estudo, baseado em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 40,1% da água potável se perde com vazamentos e ligações clandestinas durante sua distribuição. Isso equivale a 7.800 piscinas olímpicas de água tratada desperdiçadas diariamente, quantidade que poderia beneficiar mais de 63 milhões de brasileiros em um ano.
Esse cenário impulsiona a Aegea, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, a investir em inovação e garantir a disponibilidade de água nas regiões em que opera, bem como coletar e tratar todo o esgoto.
Para isso, a companhia se dedica a otimizar seus processos, investir em novas técnicas para aumentar a produtividade e a performance em suas operações, e em aplicar metodologias sociais que ajudam a levar o saneamento às áreas mais vulneráveis das cidades onde atua.
Programa Vem Com a Gente
Tudo começou como um projeto da concessionária Águas de Manaus. Até que, com o resultado bem-sucedido na capital amazonense, ganhou corpo e se expandiu para a maior concessão da Aegea, a Águas do Rio, no Rio de Janeiro. Seu intuito é viabilizar o acesso de comunidades vulneráveis à água potável e ao saneamento básico. Em apenas dois anos, mais de 270 mil pessoas receberam água tratada e encanada pela primeira vez.
Na prática, agentes do programa visitam as famílias em condição de vulnerabilidade, entendem as necessidades, fazem reparos na rede e incentivam o cadastro na Tarifa Social, um benefício que já oferece taxa reduzida para mais de 470 mil famílias atendidas pela concessionária atualmente.
Em Manaus, o programa já levou saneamento às moradias como palafitas, becos e rip-raps. Foram implantados mais de 200 km de redes, levando água tratada para mais de 200 mil moradores que não contavam com o serviço de forma regular. Também foram realizados consertos de vazamentos, regularização de ligações, negociação de débitos, atendimento ao público e cadastro na Tarifa Social – cadastrados têm 50% de desconto na conta.
Redução de perdas de água
Outra prioridade da Aegea na gestão do saneamento é o constante aumento da eficiência na distribuição da água, especialmente na redução de perdas, através de seu Programa de Eficiência Energética e de Redução de Perdas de Água, onde modelagens hidráulicas inteligentes regulam o fluxo de água de acordo com o consumo da população, evitando perdas.
Esses programas contemplam também a identificação de vazamentos, seja por som ou mesmo satélites, via robôs que percorrem as redes enviando fotos e dados em tempo real, bem como a instalação de milhares de medidores que enviam dados em tempo real para um COI (Centro Operacional Integrado), onde são analisados e usam inteligência artificial que traça padrões e busca anomalias.
Em Campo Grande (MS), por exemplo, a concessionária Águas Guariroba reduziu a perda de água de 57% para 19% nos últimos 13 anos. Já em Bombinhas (SC), a concessionária Águas de Bombinhas registrou índice de perda de 12% no ano passado.
Hoje, são mais de 130 projetos de combate a perdas aprovados para todo o Grupo Aegea.
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