Certificações e selos para empresas sustentáveis


Veja como aumentar o reconhecimento da sua empresa por meio de certificações e selos verdes Certificações e selos para empresas sustentáveis
Reprodução/Envato
Ser uma empresa sustentável não é mais um diferencial. Com o movimento global de preservação ao meio ambiental e de atitudes ESG, controlar os impactos é o mínimo esperado.
O verdadeiro diferencial está em ser reconhecido como uma organização de propósito sustentável. Esse é o valor que brilha os olhos dos consumidores. E para conquistar esse reconhecimento, buscar selos e certificações é um bom caminho.
Sejam de âmbito internacional, nacional ou local, os chamados “selos verdes” criam uma comunicação entre empresas e clientes, comprovando que os esforços ambientais são eficientes e não são práticas de greenwashing.
5 certificações de sustentabilidade para empresas
Existem certificações direcionadas para setores específicos, como a LEED, que é voltada para construções ecológicas, ou a Ecocert, específica para alimentos e cosméticos orgânicos. Mas existem também as certificações gerais de ESG, que podem ser aplicadas em diversos setores. Confira alguns exemplos:
A ISO 14001 é a certificação mais reconhecida do mundo. Ela estabelece como o SGA, Sistema de Gestão Ambiental, deve ser implementado pelas organizações. Assim, garantindo que as empresas saibam como controlar os seus impactos ambientais.
O Carbon Trust Standard é um selo verde para indústrias que buscam reduzir seu consumo de água e de energia, também reduzindo a emissão de CO² na atmosfera.
O Great Place to Work é um famoso selo empresarial que, apesar de não estar ligado diretamente à questão ambiental, indica a preocupação da empresa com os outros dois pilares do ESG: social e governança.
O Selo eureciclo é uma comprovação de que o produto em questão participa da logística reversa de embalagens e que a empresa tem princípios sustentáveis. Dessa maneira, o consumidor enxerga mais valor na marca.
O Selo Composta+ é uma identificação local, focada na região de Curitiba, para estabelecimentos que realizam uma correta gestão de resíduos orgânicos, destinando-os para a compostagem e evitando diversos impactos negativos no meio ambiente.
Selo Composta+ é referência em estabelecimento de Curitiba
Composta+
Como conquistar um selo verde para a minha empresa?
O primeiro passo é pesquisar quais são as certificações que fazem sentido e podem ser aplicadas ao seu negócio. Para isso, é preciso conhecer as forças da organização no quesito sustentabilidade e saber quais são as oportunidades de melhoria.
A partir disso, é hora de conhecer os requisitos e regras da certificação escolhida. Cada selo verde possui as suas próprias especificações e propostas. Depois de aplicar todas as ações necessárias, siga os passos para a inscrição.
Por fim, quando a certificação for conquistada, essa realização deve ser comunicada para o mercado e para os consumidores. O selo deve virar um troféu, exibido no estabelecimento e nos canais digitais.
♻ Saiba mais sobre como se tornar uma empresa sustentável
Adicionar aos favoritos o Link permanente.