Grupo que fazia churrasco em cachoeira em área particular da Serra do Japi é flagrado durante fiscalização


Outro grupo de 200 ciclistas também foi encontrado após promover um encontro na mesma cachoeira pelas redes sociais durante o fim de semana. Grupos são flagrados visitando de forma irregular cachoeira na Serra do Japi em Jundiaí
Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
Um grupo que fazia um churrasco em uma cachoeira que fica em uma área particular da Serra do Japi, em Jundiaí (SP), foi flagrado pela Guarda Municipal durante uma operação de fiscalização, realizada no domingo (10).
A ação contou com o apoio da Polícia Militar, da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), da Fundação Serra do Japi e do Departamento de Trânsito.
O grupo de 10 pessoas foi orientado a respeito da situação. Em outro momento, um grupo de 200 ciclistas que havia combinado um passeio pela mesma cachoeira também foi flagrado no local.
Segundo apurado pela TV TEM, cerca de 90% da Serra do Japi é composta de área particular, não sendo aberta para visitação. No entanto, muitas pessoas ignoram as restrições para visitar os trechos do local.
Durante o calor, as equipes reforçam as operações pelos trechos da serra que costumam ter um aumento na circulação de pessoas.
À TV TEM, o gestor de meio ambiente de Jundiaí, Sinésio Scarabello Filho, explicou que a ronda das equipes é feita periodicamente e, como as ondas de calor dos últimos dias aumentaram, foi possível notar um aumento considerável no número de visitantes.
“O trabalho é feito não só com a finalidade de constatar irregularidades, mas é feito para proteger os próprios moradores da região que ficam submetidos a uma quantidade de visitantes exagerada. Os próprios visitantes que, ao andarem no território da Serra do Japi, às vezes se afastam das estradas municipais. Nas estradas, esse acesso é permitido, mas acabam entrando em trilhas que já são de propriedades particulares e, muitas vezes, tendo um comportamento nessas trilhas que coloca em risco a vida deles”, explica.
Visitas à Serra do Japi
Grupo é flagrado visitando de forma irregular cachoeira na Serra do Japi em Jundiaí
Segundo o gestor, a prefeitura mantém um programa de visitação que tem algumas trilhas que podem ser percorridas em grupos de até 15 pessoas. “Esses passeios devem ser agendados com um dos monitores credenciados pela prefeitura e aí ele escolhe a trilha, a data e essa visita poderá ser feita”, diz.
Além da visita nas trilhas monitoradas, a prefeitura de Jundiaí tem uma reserva biológica na Serra, onde também é permitida a entrada de visitantes. Scarabello reforça, no entanto, que as visitas são feitas sempre com o propósito de educação ambiental.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.