Inmet renova alerta para riscos de chuvas intensas no Vale do Paraíba e região


Alerta é válido até terça-feira (12). Há possibilidade de corte de energia e queda de árvores. Inmet emite novo alerta para possibilidade de chuvas intensas no Vale do Paraíba e região
Lucas Tavares/g1
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta para o risco de chuvas intensas no Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e região bragantina.
O alerta é válido até terça-feira (12). De acordo com o instituto, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Inmet emite novo alerta para possibilidade de chuvas intensas no Vale do Paraíba e região
Reprodução/Inmet
Os alertas do Inmet são divididos em três categorias: perigo potencial, perigo e grande perigo. Neste caso, a região se encontra em zona de perigo, que no mapa do instituto é sinalizado pela cor laranja.
A grande maioria das cidades da região estão dentro dessa zona de perigo. No Litoral Norte, apenas São Sebastião e Ilhabela estão fora do alerta. Mesmo assim, há possibilidade de chuva nos dois municípios.
Vale e região têm alerta para tempestades
De acordo com informações do portal Clima Tempo, as chuvas intensas podem ser motivadas pela formação de uma área de baixa pressão no em alto-mar próximo ao litoral de São Paulo e pela atuação de um grande cavado meteorológico.
Essas condições estimulam o desenvolvimento de nuvens carregadas. Além disso, a interação entre uma frente fria que chegou no fim da semana com o ar quente também estimula a formação de nuvens que podem provocar temporais.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Em ocasiões como essa, é preciso tomar os seguintes cuidados:
Não se abrigue embaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas em caso de rajadas de vento
Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia
Acione a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193) caso seja necessário
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.