Inmet emite alertas preventivos para tempestade no RS


Segundo comunicado, chuva prevista é de até 100 mm por dia na porção; rajadas de vento podem chegar a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, granizo e alagamentos. Mapa indica alertas meteorológicos para o RS: laranja para “perigo” e amarelo para “perigo potencial”.
Inmet/Divulgação
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de tempestade para este domingo (10). A extensão dos avisos preventivos compreende a porção Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul, a região da Serra e a metropolitana de Porto Alegre (Veja imagem acima).
O grau de severidade é sinalizado pelo Inmet nas cores laranja para a porção Norte e Noroeste, indicando “perigo”, e amarelo, para a Serra do RS e região metropolitana da Capital, apontando “perigo potencial”
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Segundo o Instituto, na faixa em laranja, a chuva prevista é de até 100 mm por dia, com ventos intensos, podendo chegar a 100km/h, além de possibilidade de queda de granizo.
O comunicado para a área em amarelo, indica chuva de até 50 mm por dia, acompanhada de ventos intensos, de até 60 km/h.
Os alertas são válidos até às 21h deste domingo. Eles existem como uma medida preventiva para que haja tempo suficiente para avaliar a situação e evitar ou reduzir riscos causados por eventos naturais, como tempestades.
Para a porção do mapa sinalizada em laranja, também existe risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, de acordo com o Inmet.
Caso haja necessidade de ajuda por parte da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros, é possível ligar para os telefones 199 e 193.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.