Volta das questões discursivas na 2ª fase da Unesp 2024 divide opiniões em Araraquara


Nos 3 últimos anos, provas eram somente de múltipla escolha. Neste domingo (10), estudantes resolvem 24 questões de ciências humanas e sociais, ciências da natureza e matemática. Estudantes falam sobre a volta das questões dicursivas na 2ª fase da Unesp
Esdras Pereira/g1
A segunda fase do vestibular da Unesp, nos últimos três anos, contou com questões de múltipla escolha, uma adaptação para amenizar desigualdades educacionais causadas pela pandemia. Neste ano, as provas voltam a ser discursivas, situação que divide opiniões dos candidatos.
O g1 ouviu alguns daqueles sonhadores que vão prestar as provas no campus da Unip, em Araraquara, neste domingo (10). (veja abaixo o que eles pensam).
Neste primeiro dia, os estudantes respondem 24 questões de ciências humanas e sociais, ciências da natureza e matemática.
Sobre a prova discursiva, os professores do colégio Oficina do Estudante orientam: é preciso ter atenção redobrada na interpretação de texto e na gramática ao responder.
📲 VESTIBULOU: clique aqui para entrar na comunidade do g1 sobre vestibular
‘Ou sabe ou não sabe’
Amanda Cristina Barreiro Nunes fala sobre a prova discursiva da 2ª fase da Unesp em Araraquara
Esdras Pereira/g1
Amanda Cristina Barreiro Nunes, de 18 anos, faz parte daquele time de preocupados com o que pode acontecer em uma prova que demanda uma elaboração de respostas escritas.
“Discursiva é aquilo: ou sabe ou não sabe. E tem que pensar certinho no que vai escrever”, disse a jovem que tenta uma vaga em odontologia.
Ela admite que o ano não tem sido fácil e a dedicação também é sinônimo de turbilhão de sentimentos. “É uma fase em que o emocional fica totalmente abalado. Sair mesmo, raramente.”
LEIA TAMBÉM:
2ª fase da Unesp: 2.981‬ candidatos em Araraquara, Rio Claro e São João neste domingo
Vai cair?: professores dão sugestões de temas que podem ser abordados
Redação: veja como desenvolver um bom texto e ter uma boa nota
A jovem lembra que a maratona de estudos às vezes faz com que se perca a noção do tempo. Em um dos dias de foco nos conteúdos, chegou a estudar das 10h às 19h.
Apesar do esforço psicológico inevitável, a estudante acredita que o empenho vale a pena. E, como fez aniversário neste sábado (9), espera no presente do futuro. “É tudo pensando no meu sonho”, resumiu.
Nova experiência
Mailson Dantas, de 23 anos, foi o primeiro a chegar para a prova da 2ª fase da Unesp 2024 em Araraquara
Esdras Pereira/g1
Mailson Dantas, de 23 anos, passou na Unesp no último vestibular quando as questões da segunda fase ainda eram alternativas.
Por não ter seguido para Rio Claro fazer o curso de ecologia pelo desejo de ficar mais perto da família, decidiu tentar pedagogia no campus de Araraquara. Então, terá de encarar a “novidade” no modelo de provas.
“Preocupa um pouco, a maneira de estudar para esses dois tipos de segunda fase é bem diferente. Eu foquei bastante em conteúdo, História, Filosofia, mas tem que ter bastante disciplina”, explicou.
‘Se errar, já era’
Erica Carvalho prefere as questões discursivas na 2ª fase da Unesp 2024
Esdras Pereira/g1
Apesar das preocupações de alguns, tem quem prefira esse estilo de avaliação. É o caso de Erica Carvalho, de 21 anos, que sonha em passar no curso de engenharia mecânica, em Bauru.
“Eu até prefiro a discursiva, porque a de múltipla escolha, se errar, já era. Na discursiva, pelo menos, é mais oportunidade de ganhar pontos”, afirmou.
Como é a prova da 2ª fase da Unesp?
Estudantes esperam abertura de portões da Unip na segunda fase da Unesp em Araraquara
Esdras Pereira/g1
Cada prova terá a duração máxima de 5 horas (estudantes podem sair após 3 horas) e foram divididas da seguinte forma:
DOMINGO (10): são 24 questões contemplando as áreas de ciências humanas e sociais aplicadas (história, geografia, filosofia e sociologia); ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, química e física) e matemática e suas tecnologias (matemática).
SEGUNDA-FEIRA (11): são 12 questões contemplando a área de linguagens e suas tecnologias (língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte) e uma redação.
Veja mais notícias de educação no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.