O Grupo Abra, controlador da Gol, notificou nesta quinta-feira (25) a Azul sobre o fim das tratativas de fusão entre as companhias aéreas e também do acordo de codeshare firmado em maio de 2024.
Em nota, a Gol afirmou que, apesar da assinatura de um Memorando de Entendimentos em janeiro deste ano, as negociações não avançaram. O grupo citou ainda mudanças no cenário econômico desde o pré-arquivamento junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e destacou que, mesmo com as discussões em paralelo ao processo de recuperação judicial da Azul nos Estados Unidos, não houve progressos significativos.
“A Abra apresenta notificação por escrito à Azul de que está encerrando as discussões com relação a uma possível transação”, informou. Ainda assim, o grupo reforçou que acredita no mérito de uma combinação de negócios entre as empresas no futuro.
O Ministério de Portos e Aeroportos destacou que o setor aéreo brasileiro segue em crescimento, com aumento da demanda por voos nacionais e internacionais. Segundo a pasta, a competitividade está mantida com Gol, Azul e Latam, garantindo mais opções aos passageiros.
O acordo de codeshare, que permitia a venda cruzada de bilhetes, integração de malhas aéreas e acúmulo de pontos nos programas de fidelidade Smiles e Azul Fidelidade, também foi encerrado. A Gol, no entanto, garantiu que honrará os bilhetes já emitidos no âmbito da parceria. Atualmente, a companhia opera 147 rotas domésticas e 42 internacionais.
Em setembro, o Cade havia determinado que o contrato entre as empresas deveria ser notificado em até 30 dias. Até a análise do órgão, estava proibida a ampliação das rotas incluídas no acordo, preservando apenas as passagens já comercializadas.
Leia mais:
- Tarifa norte-americana provoca queda nas exportações de café brasileiro
- Ministro da Fazenda, Fernando Haddad diz que juros devem começar a cair em breve
- Arroz e feijão mais baratos: saiba a tendência dos preços com a Reforma Tributária

