Fiscalização apreende 127 kg de mel e produtos de abelha falsos no Mercadão de Campinas


Ação do Devisa em conjunto com a Setec ocorreu nesta terça (12), após denúncia, e terminou com autuação de cinco boxes. Material foi descartado. Mel e produtos de abelha falsificados apreendidos durante fiscalização no Mercadão de Campinas (SP) nesta terça (12)
Devisa/Campinas
Uma fiscalização realizada após denúncia terminou com a apreensão de 127,7 kg de mel e produtos de abelha falsificados que eram comercializados em cinco boxes do Mercadão de Campinas (SP), na tarde desta terça-feira (12). Todo o material foi descartado.
Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A inspeção foi realizada pela Coordenadoria de Fiscalização de Alimentos do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), com apoio da Setec, e vistorou, ao todo, 30 estabelecimentos.
“Foram identificados produtos de abelha sem padrões de identidade, qualidade e de segurança. Os locais foram autuados e, devido à gravidade das infrações, para proteção da saúde pública, os produtos foram apreendidos e inutilizados”, explicou, em nota, Alice Franzini Codarin, chefe do setor de Vigilância Sanitária de Alimentos do Devisa.
Os cinco boxes com materiais apreendidos foram autuados por venda de produtos de origem animal clandestino, e “orientados sobre a qualificação dos fornecedores”. Os comerciantes têm prazo de dez dias para defesa.
Orientação aos consumidores
O Devisa orienta aos consumidores que observem, no momento da compra, se no rótulo do produto constam informações mínimas obrigatórias.
“CNPJ, razão social, endereço completo do fabricante assim como a marca comercial e o selo de inspeção oficial”, destacou Alice.
Qualquer consumidor pode acionar a fiscalização de comércios pelo telefone 156.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.