Santos é a nova casa da escultura ‘São Francisco’, doada pela filha de Victor Brecheret criador do Monumento às Bandeiras


Peça finalizada em 1955, no mesmo ano da morte do escultor italiano, se juntará a outras 904 obras do acervo da cidade. Santos (SP) recebe doação de obra do escultor Victor Brecheret
Prefeitura de Santos
A escultura de ‘São Francisco’, do renomado artista italiano Victor Brecheret, foi doada à Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, pela filha dele, Sandra Brecheret Pellegrini, que assinou um termo de entrega da peça, que tem 32 centímetros e foi finalizada em 1955 — mesmo ano em que ele morreu. Ela se juntará a outras 904 obras do acervo da Secretaria de Cultura (Secult).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A mais importante ou mais lembrada obra do artista é o ‘Monumento às Bandeiras’, que fica em frente ao Parque Ibirapuera. Ele foi encomendado pelo Governo de São Paulo em 1923 e entregue em 1953 — a imagem representa a cena de uma incursão bandeirante e tem sido, inclusive, alvo de críticas e protestos em defesa do povo indígena, explorado no passado.
Nascido em Farnese, na região central da Itália, foi batizado como Vittorio Breheret e, anos mais tarde alterou a grafia do nome para Victor Brecheret, como foi conhecido até o fim da vida. O italiano chegou ao Brasil com apenas 10 anos, após a morte da mãe, e logo se tornou um dos mais importantes escultores do país, sendo o responsável pela introdução do modernismo na cultura nacional.
Monumento às Bandeiras: obra é alvo de críticas e protestos contra a exploração indígena
Reprodução
Brecheret ingressou no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo em 1912 para aprender desenho, modelagem e técnicas de entalhe em gesso e mármore.
Em 1919, criou um ateliê em São Paulo, onde foi descoberto por artistas da vanguarda nacional e convidado à participar da Semana de Arte Moderna, com dezenas de esculturas expostas no Teatro Municipal de São Paulo.
Sandra Brecheret
Sandra Brecheret: criança entre modernistas
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.