Curso de Energias Renováveis forma profissionais inovadores e sustentáveis


Com nota 4 pelo Ministério da Educação (MEC), a graduação tecnológica da Universidade de Fortaleza possui diferentes oportunidades de prática Estudantes da Unifor têm acesso a diferentes laboratórios a céu aberto instalados dentro da instituição
Robério Castro
A Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz, destaca-se não apenas pelos feitos no campo educacional, mas também pelo engajamento socioambiental. Tal compromisso foi recentemente evidenciado pelo QS World University Rankings Sustainability 2024, que elegeu a Unifor como a melhor instituição privada do Norte e Nordeste em sustentabilidade social e ambiental.
Um exemplo disso se encontra na essência dos profissionais formados pelo curso de Energias Renováveis. A graduação não apenas oferece conhecimentos técnicos avançados na área, mas também se propõe a cultivar consciência ambiental e responsabilidade social nos estudantes.
Diante desse cenário, a Universidade prepara uma nova geração de profissionais especializados em energia renovável, abrangendo áreas como energia eólica, solar, biomassa e outras fontes, incluindo o ramo do hidrogênio verde.
Formação de excelência com rápida inserção no mercado
O curso de Energias Renováveis tem duração de dois anos, com o intuito de inserir os profissionais de forma mais rápida no mercado de trabalho. É voltada a quem deseja trabalhar no planejamento, implantação, construção, manutenção e operação de sistemas de geração de energia elétrica baseados em fontes renováveis.
A abrangência da graduação permite que os estudantes compreendam o panorama regulatório e operacional do setor. Essa visão holística capacita esses futuros profissionais a liderarem inovações, implementarem soluções sustentáveis e atuarem como agentes de mudança em um setor cada vez mais crucial para o desenvolvimento sustentável.
Avaliado com nota 4 (máximo de 5) no Conceito de Curso do Ministério da Educação (MEC), a formação da Unifor oferece um amplo espaço e infraestrutura de ponta para a capacitação nas mais diversas áreas em energia renovável. Bruno Ricardo de Almeida, coordenador da graduação, destaca que o conteúdo programático promove integração entre aspectos teóricos e práticos da vivência profissional.
Bruno Ricardo de Almeida, coordenador do curso de Energias Renováveis da Unifor
Divulgação
“O curso de Energias Renováveis da Unifor forma alunos por meio de professores que têm vivência de mercado ampla e consciente. Isso faz com que a troca de experiência em sala de aula com o aluno em formação seja a mais realista possível.” — Bruno Ricardo de Almeida, coordenador do curso de Energias Renováveis da Unifor
Estrutura de ponta para a formação prática
Dispondo de laboratórios equipados com tecnologia de ponta, a graduação em Energias Renováveis proporciona aos estudantes a oportunidade de desenvolver novas habilidades. Além disso, dispõe de recursos ao ar livre, como o segundo maior estacionamento solar do país, ampliando as possibilidades de aprendizado prático.
A Unifor também conta com duas subestações elétricas que operam em tensões de 69 mil volts (69 kV) e 13.8 mil volts (13.8 kV). Tais equipamentos servem como laboratório de estudos a céu aberto para diferentes cursos da instituição, principalmente de Energias Renováveis.
Além disso, o corpo docente utiliza softwares de simulação para trazer imersão e interatividade nas aulas. Os estudantes trabalham projetos de sistemas fotovoltaicos por meio da ferramenta PVSOL, que permite que os usuários realizem análises precisas para otimizar a eficiência de instalações de sistemas solares.
Curso de Energias Renováveis da Unifor conta com diversos equipamentos de ponta para a formação profissional de seus alunos
Robério Castro
Os alunos também têm a oportunidade de participar do Grupo de Eletrônica de Potência e Energias Renováveis (GEPER), iniciativa que oferece o envolvimento em pesquisas e atividades relacionadas à eletrônica de potência e energias renováveis.
Ao participar do GEPER, os participantes — que podem ser voluntários ou bolsistas — têm a chance de aplicar conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, em projetos práticos e pesquisas especializadas. O grupo promove ambiente colaborativo, no qual os discentes têm a chance de interagir com professores, pesquisadores e colegas interessados nas mesmas áreas de estudo.
Possibilidades de atuação profissional
O especialista em Energias Renováveis desempenha um papel fundamental em diferentes esferas relacionadas à energia sustentável e fontes renováveis. Há uma variedade de caminhos que esse profissional pode explorar e contribuir para o desenvolvimento sustentável e inovação no setor energético. Confira algumas dessas possibilidades:
• Energias renováveis (eólica, solar, biomassa, H2V, hidro etc)
• Armazenamento de energia
• Eficiência energética
• Consultoria e gestão de projetos
• Políticas e regulamentação
O que faz um profissional de energias renováveis? Descubra as possibilidades de atuação
Quer estudar Energias Renováveis com desconto?
A Unifor oferece descontos imperdíveis para você, nos mais variados métodos de ingresso, como: transferência (20%), segunda graduação Unifor (20%) e reabertura de curso (15%) e muito mais.
Clique aqui e saiba mais sobre as bolsas e facilidades ofertadas para graduação em 2024.1.
Inscreva-se clicando aqui!
Adicionar aos favoritos o Link permanente.