Pequi ganha um dia só para ele e data passa a fazer parte do calendário oficial de Gurupi


Dia do Pequi será celebrado no dia 23 de outubro. Data é estratégica considerando a sofra do pequi, a colheita nas áreas de cerrado e a venda do fruto nas feiras de todo o estado. Dia do Pequi é incluído no calendário de Gurupi
Paulo Robson de Souza
Os roedores de pequi têm mais um motivo para comemorar. Isso porque o fruto queridinho do povo tocantinense acaba de ganhar um dia para chamar de seu. A lei que institui a data foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Gurupi e sancionada pela prefeitura.
O Dia do Pequi será comemorado no dia 23 de outubro. A lei foi publicada no Diário Oficial do Município e já está em vigor.
A data escolhida é estratégica. Isso porque o mês de outubro faz parte da época da safra, a colheita nas áreas de cerrado e a venda do fruto nas feiras de todo o estado.
LEIA MAIS:
Festival do pequi da UFT de Gurupi chega a 2ª edição e terá concurso de roedores
Pequeno, sem espinho, mas com o mesmo sabor: minipequi desperta curiosidade de quem aprecia o fruto
A cidade de Gurupi já é conhecida por valorizar o fruto. Neste ano aconteceu, em novembro, a 2ª edição do Festival do Pequi, promovido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a prefeitura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de outros parceiros.
O teve quatro categorias:
Concurso pratos com pequi: parte gastronômica que selecionou o melhor prato salgado, melhor comidinha salgada ou doce, e ainda o melhor prato doce com o pequi.
Torneio de Roedores de Pequi: competição que selecionou o melhor roedor de pequi, nas categorias masculino e feminino.
Concurso de Vídeos sobre o Pequi: gincana entre os alunos do ensino médio para a seleção do melhor vídeo sobre o pequi.
Mostra de Curtas-Metragens Pequi na Tela: exibições e seleção da melhor curta-metragem sobre o pequi.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.