Aprendizagem por projetos desenvolve a criatividade dos alunos da Escola Portal


No colégio, os projetos estão presentes em todos os níveis de ensino. Criatividade, capacidade crítica e habilidade para solucionar problemas a partir de uma mentalidade inovadora.
Essas características são cada vez mais valorizadas em um mundo globalizado e digital, onde o conhecimento é protagonista nas mudanças da sociedade e nos modelos de desenvolvimento econômico.
Metodologias de ensino que acompanham essa tendência, como a aprendizagem baseada em projetos, estão se tornando um diferencial para a formação dos estudantes de hoje e profissionais do futuro.
A Escola Portal Bilíngue, de Sorocaba, utiliza os projetos como um recurso pedagógico nas mais diferentes áreas do conhecimento. Isso faz com que os alunos tenham a oportunidade de colocar em ação os conteúdos aprendidos em sala de aula.
A participação em projetos posiciona o estudante como protagonista na busca por soluções para problemas reais do cotidiano e do meio em que ele está inserido.
Com isso, é possível trabalhar competências e conteúdos multidisciplinares de uma forma motivadora.
Na Escola Portal, os projetos estão presentes em todos os níveis de ensino.
Conheça algumas iniciativas que envolvem alunos e professores.
Projeto “Praça da Raposa”
O Projeto Praça da Raposa envolve os alunos e as famílias
Escola Portal/Divulgação
O digital ocupa cada vez mais espaço na rotina dos estudantes, especialmente depois da pandemia da covid-19 e de todas as restrições desse período.
Com isso, os espaços de convívio presencial e de contato com a natureza, como as praças, deixaram de ser tão frequentados.
O projeto “Praça da Raposa” teve início durante uma dinâmica de apresentação de espaços da escola para novos alunos da Educação Infantil, quando a professora se deu conta de que muitos não sabiam que a instituição contava com uma praça.
A partir daí, com a mediação da educadora, as crianças do primeiro ano passaram a explorar o local e fazer intervenções no espaço.
As educadoras perceberam que os alunos não faziam muita ideia da utilidade de uma praça. O projeto, então, se expandiu, levando os pequenos para passeios em praças da cidade.
Visitando seis locais, as crianças puderam registrá-los, compará-los e perceber elementos em comum, além de conhecerem a origem desses lugares.
De uma forma lúdica e divertida, as crianças estavam realizando pesquisa, buscando referências e criando repertório sobre o assunto.
Depois de entender melhor o conceito de praça e o que esses espaços podem oferecer, os alunos elaboraram suas próprias propostas para melhorar a pracinha da escola.
Projeto Rede Portal
O Rede Portal tem conteúdos especificos para cada faixa etáriai
Escola Portal/Divulgação
A capacidade de trabalhar em grupo foi uma das habilidades mais desenvolvidas neste projeto, que surgiu em uma aula de História do 5º ano do Ensino Fundamental.
Em uma atividade sobre mitologia grega, em que os personagens míticos se comunicavam por meio de uma rede social fictícia, os alunos foram instigados a criar uma rede própria, com conteúdos adequados para a sua faixa etária.
Aqui, os conceitos aprendidos nas aulas de História sobre democracia e estruturas sociais e políticas foram empregados em todo o projeto, da elaboração da proposta até a sua apresentação.
A aplicação dos conteúdos para a produção de conhecimento e soluções criativas, uma das principais características da pedagogia dos projetos, funcionou muito bem neste caso.
A professora atuou como mediadora e os alunos, coletivamente, protagonizaram o processo.
Leilão Solidário
O Leilão Solidário é um evento anual
Escola Portal/Divulgação
Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental produzem, desde 2019, releituras de obras famosas nas aulas de Arte.
Integrando conhecimentos, eles também pesquisam sobre as obras e seus criadores na disciplina de Leitura de Mundo.
Todas as produções são ofertadas no evento anual Leilão Solidário, que é organizado pelos alunos, com orientação do professor.
O desfecho final é a doação do valor angariado durante o leilão, para a comunidade local.
Durante o evento, os alunos também aplicam o ensino da matemática e letramento artístico, organizando todo o funcionamento do leilão, desde a recepção dos convidados, apresentação das obras, mediação dos lances e valores arrecadados.
Noite de autógrafos na Educação Bilíngue
Na Noite de Autógrafos, os alunos são prestigiados por professores e familiares
Escola Portal/Divulgação
Um dos projetos mais recentes da Escola Portal, a escrita de livros em inglês por alunos da Educação Bilíngue foi a maneira encontrada para envolver os alunos no mundo da leitura, desenvolver habilidades de escrita e praticar o segundo idioma.
Além dos textos, os estudantes também criaram ilustrações.
As histórias assinadas pelos alunos viraram livros de verdade, prestigiados pelos familiares e professores em uma noite de autógrafos que ocorreu em uma livraria em um shopping de Sorocaba, em setembro deste ano.
“Eu nunca tinha escrito um livro na minha vida, foi uma experiência nova para mim. Me senti muito criativa e empolgada por estar fazendo isso com os meus amigos. Foi muito legal porque, além de escrevermos, criamos as ilustrações e as assinaturas”, disse Maria Fernanda Lourenço, aluna da Educação Bilíngue que participou da noite de autógrafos.
A menina deu o seu depoimento em inglês, sob o olhar orgulhoso da mãe, Cristiani Lourenço.
“Foi lindo e inspirador estar aqui nesta noite”, afirmou Cristiani.
Adriana Lima, mãe do aluno Raphael Lima, também esteve presente na livraria e destacou a importância de projetos como esse para o desenvolvimento dos estudantes.
“Foi uma oportunidade dada pela escola para que eles pudessem abrir a mente e criar algo diferenciado”.
A aprendizagem através de projetos desenvolve criatividade e interação
Metodologia que permite contextualizar o aprendizado dos conteúdos e incentivar a reflexão, a criatividade e a interação entre os alunos, a aprendizagem por projetos vem se atualizando e ganhando espaço em instituições de ensino que buscam por inovação.
Conheça mais sobre esses e outros projetos da Escola Portal Sorocaba, direcionados para o ensino pautado no desenvolvimento da autenticidade e criatividade dos alunos.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.