Panela de pressão explode, causa queimaduras em voluntário de igreja e abre buraco no teto de cozinha; vídeo


Grupo fazia feijoada para vender em um evento da igreja.Veja cuidados para evitar acidentes graves com a panela de pressão. Panela de pressão explode e causa queimaduras em voluntário de igreja
Uma panela de pressão explodiu e causou queimaduras em um homem que trabalhava como voluntário em uma igreja, em Goiânia. Um vídeo mostra o momento em que cinco pessoas estavam em volta do fogão cozinhando e a explosão ocorre (assista acima).
A explosão ocorreu no domingo (10), por volta das 9h, e chegou a deixa um buraco no teto da igreja. Segundo as informações, o grupo fazia uma feijoada para vender em um evento da igreja.
Um dos voluntários mostrou a queimadura no braço e, à TV Anhanguera, contou que se recupera bem. O g1 não conseguiu saber o estado de saúde dos outros quatro voluntários até a última atualização da reportagem.
Panela de pressão explode e causa queimaduras voluntário de igreja, Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Veja cuidados com a panela de pressão
A panela de pressão, apesar de ser um utensílio comum, exige cuidados para evitar acidentes graves. O capitão do Corpo de Bombeiros Marcos de Jesus Borges Peres explica que o usuário deve olhar toda a estrutura da panela antes de colocá-la no fogão.
“Pode ter amassado que pode comprometer a estrutura, principalmente na saída de ar na tampa. Por isso, o correto é sempre limpar as saídas de ar da tampa. Observar também a borracha que cobre toda a borda da tampa, ela tem que estar flexível, não pode estar com trincas nem rompida”, explicou o capitão.
A orientação do bombeiro é desligar a chama do fogão se a pessoa escutar algum barulho diferente e deixar a pressão sair sozinha. “Jogar a panela na água fria causa choque térmico e causa explosão”, alerta. Veja abaixo cinco cuidados fundamentais:
Verificar a borracha da tampa: confira se ela não está danificada ou rachada, pois isso atrapalha a vedação entre a tampa e a panela;
A válvula: deve estar com o pino para ouvir o barulho quando pega pressão. É possível ter noção quando está com muita ou pouca pressão pelo pino da tampa;
A quantidade de água: olhar a marcação da quantidade de água do lado de dentro. Não pode colocar muita e nem pouca água. Alguns usuários colocam pouca água e ela pode secar e explodir.
Temperatura do fogo: após pegar pressão, o correto é usar fogo médio.
Abrir a panela: depois de cozinhar, tem que deixar a pressão sair sozinha.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
📱 Participe dos canais do g1 Goiás no WhatsApp e no Telegram.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.