Retorno de chuva intensa pode causar enchente em cidades do Alto Vale, alerta Defesa Civil

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta com previsão de chuva persistente e volumosa a partir desta quinta-feira (11), com risco de cheias em cidades do Alto Vale do Itajaí. Na segunda-feira (8), Rio do Sul amanheceu com a terceira enchente do ano e pode enfrentar uma nova inundação nos próximos dias.

Rio do Sul visto do alto com rua alagada em nova enchente

Retorno de chuva intensa pode causar enchente em cidades do Alto Vale, alerta Defesa Civil – Foto: Rio do Sul do Alto/Reprodução/ND

De acordo com a secretaria, por causa do volume de chuva previsto, associado ao solo encharcado, as cidades de Ituporanga, Taió, Rio do Oeste, Laurentino e Rio do Sul poderão atingir níveis de emergência entre a noite desta quinta-feira (11) e a madrugada de sexta-feira (12).

A previsão aponta para acumulados de chuva médios, de 50 à 80mm, com possibilidade de pontuais maiores.

A Defesa Civil do Estado ainda informou que na noite desta quarta-feira (10), serão novamente fechadas as comportas das barragens de contenção de cheias do Alto Vale do Itajaí.

Rua de Rio do Sul alagada por causa de chuva volumosa

Ruas do bairro Bela Aliança, na região da Cohab – Foto: Prefeitura de Rio do Sul/Reprodução ND

Rio do Sul pode enfrentar nova enchente com o retorno da chuva

As chuvas intensas registradas no último final de semana elevaram o nível do rio Itajaí-Açu na cidade de Rio do Sul, que atingiu o pico de 7,39 metros por volta das 4h de segunda-feira (8).

Com a cheia, abrigos foram abertos na cidade para receber a população, onde ainda se encontram 63 pessoas, já que a previsão aponta para mais uma enchente nos próximos dias.

A cota de inundação na cidade permanece em 8 metros e a de atenção em 8,5 metros. Às 21h50 desta quarta-feira (10), o nível do rio estava em 6,19 metros.

Os moradores da cidade podem acompanhar a cota de inundação de cada rua no site da Defesa Civil de Rio do Sul.

Imagem de um dos abrigos abertos em Rio do Sul

Mais de 60 pessoas continuam acolhidas em abrigos de Rio do Sul – Foto: Prefeitura de Rio do Sul/Reprodução ND

Situação das barragens do Alto Vale

Às 21h50 desta quarta-feira (10), três das cinco comportas da Barragem Sul, em Ituporanga, estavam abertas, com 39,67% da capacidade do reservatório ocupado.

Já na Barragem Oeste, em Taió, todas as sete comportas se encontram fechadas e 34,84% da capacidade da estrutura está ocupado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.