Curso de Finanças da Unifor prepara para o mercado de trabalho já na graduação


O curso conta com disciplinas voltadas para certificações financeiras, além de parcerias com plataformas, instituições e escritórios de investimentos A graduação está estruturada em três ciclos com base nos principais eixos da área: Finanças, Economia Aplicada e Negócios
Robério Castro
A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, sabe da importância de estar sempre alinhada às demandas do mercado de trabalho e às novas tendências e tecnologias que surgem. Por isso, ao perceber o aumento do número de jovens que sonham em abraçar as profissões do futuro, a Unifor lançou, em 2022, a graduação em Finanças, pertencente ao Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) da instituição.
O bacharelado possui três anos de duração e é ofertado no turno da manhã, mas com a flexibilidade necessária para que o aluno possa cursar também disciplinas à noite. Além disso, a grade do curso foi reformulada, trazendo disciplinas mais voltadas para a prática.
“Nos últimos anos, a gente observou uma verdadeira revolução no sistema financeiro. O uso de aplicativos, as diversas empresas do segmento financeiro – as chamadas fintechs –, o avanço de funcionalidades do sistema financeiro como o PIX e o Open Finance. Então, a graduação em Finanças nasceu exatamente para atender a essas novas demandas, e o mercado de trabalho necessita, cada vez mais, de profissionais formados com essa nova mentalidade e formação”, pontua Allisson Martins, professor e coordenador do bacharelado.
Preparando para o futuro
Atualmente, o curso está estruturado em três ciclos com base nos principais eixos da área: Finanças, Economia Aplicada e Negócios. Entre os principais diferenciais da formação estão as preparações para certificações financeiras inseridas na matriz curricular, parcerias com plataformas e instituições financeiras e escritórios de investimentos, e corpo docente do formado por professores atuantes no mercado de trabalho.
Alunos do bacharelado podem também participar da Liga Financeira – Unifinance. Composta por estudantes, a iniciativa realiza uma série de ações voltadas para a área de finanças, como visitas técnicas aos principais empreendimentos do mercado financeiro no Ceará, organização de palestras e competições e produção de relatórios de análises financeiras.
O curso apresenta ainda a possibilidade de dupla graduação: se o aluno tiver concluído o Bacharelado em Finanças na Unifor e quiser fazer cursos como Administração e Economia na instituição, ele tem a possibilidade de concluir a segunda graduação em mais um ano ou um ano e meio.
Possibilidades de atuação
O Bacharelado em Finanças da Unifor forma profissionais capacitados a atuar como financistas em diversas áreas: empresarial, no segmento da indústria, comércio, serviços, entre outras. Além disso, os egressos estarão habilitados para exercer funções no segmento privado, como empreendedor, investidor, gestor de fundos de investimentos, Chief Financial Officer (CFO), diretor financeiro, gestor financeiro, analista de custos, assessor de investimentos e muito mais.
“O curso atende também esse escopo do segmento das chamadas ‘finanças corporativas’, presentes nos diversos setores da economia. Então, a graduação atua aliando as demandas tanto do mercado financeiro, mas também das empresas que compõem os setores econômicos”, pontua Allisson Martins.
+O que faz um financista? Descubra as possibilidades de atuação
Estude com desconto na Unifor
Quer cursar Finanças em 2024? A Unifor oferece descontos imperdíveis para você, nos mais variados métodos de ingresso, como: transferência (20%), segunda graduação Unifor (20%) e reabertura de curso (15%) e muito mais.
Clique aqui e saiba mais sobre as bolsas e facilidades ofertadas para graduação em 2024.1.
Inscreva-se no Processo Seletivo 2024.1!
Adicionar aos favoritos o Link permanente.