Criança quilombola que sumiu enquanto brincava na porta de casa está desaparecida há 12 dias no norte da Bahia


Pedro Sousa Santos foi visto pela última vez no dia 15 de dezembro, na comunidade Gameleira do Dida, território remanescente de quilombo. Criança de seis anos desaparece após sair para brincar na frente da casa da família em Campo Formoso
Reprodução/Redes Sociais
O menino quilombola de seis anos de idade segue desaparecido desde o dia 15 de dezembro, quando foi visto no território remanescente de quilombo onde vive com a família em Campo Formoso, no norte do estado. Até esta quarta-feira (27), não há nenhuma informação sobre o paradeiro da criança.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
Pedro Sousa Santos e seus familiares são quilombolas da comunidade Gameleira do Dida, que fica na zona rural do município. Segundo os parentes, no dia do desaparecimento, por volta das 14h, o garoto estava sozinho, caminhando com destino a um campo de futebol nos arredores da casa onde mora, quando foi visto pela avó e levado por ela de volta para a residência.
A mulher disse aos familiares que deixou o neto brincando na frente do imóvel, e esta foi a última vez que ele foi visto. Parentes afirmaram que Pedro costumava brincar na rua com outras crianças, no entanto, quando foi deixado pela avó, estava desacompanhado.
A família estranhou a ausência dele por volta das 17h de sexta-feira e fez buscas na vizinhança, mas não o localizou. Desde então, toda a comunidade está mobilizada nas buscas pela criança.
“Nós, da família e da comunidade, estamos muito tristes com o desaparecimento do Pedro. Isso nunca aconteceu aqui na nossa região, é a primeira vez. Isso dá uma aflição muito grande”, disse ao g1 Felipe Souza Santos, quilombola e primo do menino.
Segundo a família, as buscas oficiais feitas pelas polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros já foram encerradas. No entanto, as corporações negaram que isso tenha acontecido, mas falaram que não podem divulgar mais detalhes para não atrapalhar as investigações.
LEIA TAMBÉM:
Jovens desaparecem após solicitar transporte por aplicativo para comprar relógio
Padre que estava desaparecido na Bahia é encontrado no Espírito Santo
A família registrou o desaparecimento na delegacia da cidade. Segundo a Polícia Civil da região, ainda não há nenhuma suspeita sobre o caso. Quem tiver informações a respeito de Pedro pode ligar para o telefone 193.
Pedro Sousa Santos foi visto pela última sexta-feira (15), brincando na porta da casa onde morava, na comunidade Gameleira do Dida
Reprodução/TV São Francisco
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.