Retrospectiva 2023: reveja as principais notícias de Itapetininga e região


Nesta reta final do ano, o g1 traz o resumo dos fatos de maior repercussão na região de Itapetininga. Confira a retrospectiva do g1 Itapetininga e Região
Reprodução
O ano de 2023 foi marcado por notícias impactantes na região de Itapetininga (SP). Entre centenas de assuntos que o g1 acompanhou, se destacaram a aparição de Suzane von Richthofen, condenada por assassinar os pais em 2002, em uma faculdade no município e o assassinato de mãe e bebe que chocou Laranjal Paulista.
Neste ano também, um homem esfaqueou diversos moradores que estavam na Praça da Matriz de Guareí (SP). Ele foi morto pela polícia após o ataque. Além deste caso, um touro invadiu a arena de show da sertaneja Ana Castela, que se apresentou na Emapa, em Avaré (SP), onde 13 pessoas ficaram feridas.
Veja abaixo as principais notícias do ano na região de Itapetininga:
Crime brutal em Laranjal Paulista
A adolescente desaparecida em Maristela, distrito de Laranjal Paulista (SP), tem 16 anos e sua filha 1.
Arquivo Pessoal
Após cinco dias de buscas, a Polícia Civil encontrou, no dia 24 de janeiro, o corpo de mãe e filha carbonizadas em uma área rural do distrito de Maristela, em Laranjal Paulista (SP).
Amanda Madeira Lima, de 15 anos, e a bebê Maria Alice, de um ano, foram assassinadas pelo suposto pai da criança, de 16 anos. Ele ainda teria recebido ajuda do cunhado, de 30.
O suspeito de 30 anos foi preso. Já o menor de idade, encaminhado para Fundação Casa de Botucatu (SP).
Câmera flagrou suspeitos comprando etanol antes do crime
Suspeitos percorreram 3,5 km com mãe e filha encontradas carbonizadas em Laranjal Paulista (SP)
Google Maps/Reprodução
Homem é preso e adolescente apreendido suspeitos de matar mãe e filha
A vida de Richthofen no interior de SP
Em regime aberto, Suzane von Richthofen cursa biomedicina no interior de SP
Após se mudar para Angatuba, no interior de São Paulo, e abrir um ateliê de costura, Suzane von Richthofen voltou a cursar biomedicina em uma universidade particular de Itapetininga (SP).
Em março, estudantes da UniFSP flagraram a condenada em uma fila para a cantina, acompanhada de outras duas alunas.
Na época, uma colega de sala, que preferiu não se identificar, contou ao g1 que a notícia sobre a matrícula de Suzane foi comunicada de sala em sala. “Pediram para que os alunos compreendessem e respeitassem o direito dela como cidadã”, afirmou a estudante.
Suzane von Richthofen é flagrada em fila de cantina de universidade em Itapetininga (SP)
Redes sociais
Terror em cemitério de Pilar do Sul
Homem que invadiu cemitério e fez coveiro refém é preso em Pilar do Sul (SP)
TV TEM/Eraldo Camargo
Um jovem de 24 anos foi preso após invadir o cemitério municipal de Pilar do Sul (SP) e fazer um funcionário refém. O caso aconteceu em 12 de abril e gerou pânico na cidade. Após longa negociação, que levou quase três horas, o coveiro foi resgatado pela polícia.
Equipes do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foram acionadas para desarmar seis bombas caseiras “plantadas” pelo suspeito no local.
Durante a ação, o suspeito chegou a explodir uma das bombas. “Chegando no local, a informação que o pessoal do policiamento passou foi que ele acionou [o artefato explosivo] (…) Ele fez o acionamento remoto, inclusive, com tempo (…) graças a Deus, os policiais estavam totalmente abrigados e ninguém se feriu, nem ele [o captor] e o refém”.
Homem invade cemitério, rende funcionário e provoca suspensão de enterros em Pilar do Sul
Ataque em praça de Guareí
Homem esfaqueia moradores de Guareí e é morto pela PM
Em julho de 2023, um homem esfaqueou diversas pessoas que estavam na Praça da Matriz de Guareí (SP). Ele foi morto pela polícia após o ataque. O crime aconteceu em um sábado e deixou duas pessoas mortas.
De acordo com a Polícia Militar, o agressor abordou um homem que estava no ponto de ônibus na praça e pediu um cigarro. Ao dizer que não tinha, o autor se descontrolou e o ameaçou com uma faca.
Um motorista de táxi, que era Guarda Municipal aposentado, presenciou a ameaça e tentou acalmar a briga, mas ele foi esfaqueado pelo agressor e morreu no local. Ao fugir, o suspeito esfaqueou outro homem e uma mulher que estavam na rua. Depois, invadiu um comércio e feriu mais três vítimas.
Vítimas foram atingidas por golpes de faca em praça central de Guareí (SP)
Jacutinga Notícias
Ainda de acordo com a PM, testemunhas pediram ajuda para um policial militar que estava de folga. Na tentativa de conter o agressor, o PM atirou e matou o homem.
Ao todo, cinco pessoas foram feridas. Duas delas tiveram ferimentos graves e foram encaminhadas para Hospital Léo Orsi Bernardes (HLOB) de Itapetininga. Quatro dias depois, a segunda vítima do ataque morreu.
Susto no show de Ana Castela
Touro solto em show da Ana Castela: vídeo mostra animal laçado e sendo retirado de arena
Susto no show de Ana Castela
Vídeo mostra momento em que touro escapa e avança sobre público de Ana Castela em Avaré
Treze pessoas ficaram feridas após um touro invadir a arena de rodeio da Exposição Municipal Agropecuária e Industrial (Emapa), de Avaré (SP), onde o público aguardava o show de Ana Castela. O caso aconteceu no dia 10 de dezembro, última dia do evento.
Nas imagens, é possível ver que o animal escapa do brete, local onde os animais ficam antes e depois da montaria, invade a arena e avança em direção ao público. Algumas pessoas são lançadas para cima e uma barraca chega a ser destruída pelo touro (veja acima).
O animal escapou durante o processo de embarque no caminhão em Avaré (SP)
Reprodução
O touro foi laçado e levado de volta em segurança para o brete em Avaré (SP)
Alessandra Leme/Arquivo pessoal
O g1 conversou com o profissional que conseguiu laçar e retirar o touro da arena. Carlos Garieri, também conhecido como Carlinhos Madrugadinha, é quem aparece no vídeo após laçar e conduzir o animal ao espaço de manejo sob o palco (veja abaixo).
Filho de dono de uma companhia de rodeio em Itápolis (SP), Madrugadinha é famoso entre os boiadeiros e acumula quase 90 mil seguidores nas redes sociais, além de ser patrocinado por marcas do ramo “country”.
O “salva-vidas a cavalo” foi ovacionado pelo público. Apesar das comemorações, Madrugadinha disse que se surpreendeu com a repercussão do vídeo, já que resguardar a segurança das pessoas e do animal é sua profissão.
Touro solto em show da Ana Castela: vídeo mostra animal laçado e sendo retirado de arena
Veja mais notícias no g1 Itapetinga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.