Marília Tavares, abóboras gigantes, Dragon Ball no arraial, pescador com peixe-elétrico e mais: o que bombou em Roraima em 2023


Relembre casos, histórias e pessoas que viralizaram em Roraima no ano de 2023. Funcionário tatuando logo da empresa em que trabalha, pescador segurando peixe-elétrico com a mão, mãe de capivara Jorge relembrando “filho” e cantora Marília Tavares que saiu de Caracaraí entre outras. Retrospectiva do que bombou no g1 RR em 2023
Arquivo/g1 RR
Fenômeno nas rede sociais, a cantora Marília Tavares que saiu de Caracaraí, Sul de Roraima, para conquistar o Brasil. No Sul do estado, um pescador segurou com as mãos o temido peixe-elétrico. Uma roça com várias abóboras gigantes. A mãe de capivara Jorge relembrou do “filho”. A quadrilha junina que dançou inspirada no anime Dragon Ball. Foram estas e muitas outras histórias que tiveram grande repercussão e bombaram em 2023 em Roraima.
Neste fim de ano, o g1 Roraima relembra os casos que mais viralizaram no estado. Abaixo, relembre o que bombou:
Marília Tavares, fenômeno nas redes sociais
Fenômeno nas redes sociais, cantora Marília Tavares lança primeiro álbum da carreira
Fenômeno nas redes sociais com vídeos que somam quase 150 milhões de visualizações, a cantora roraimense Marília Tavares, de 17 anos, lançou o álbum “Essência”, o primeiro da carreira. Sucesso na internet, a artista e ex-The Voice Kids agora se prepara para conquistar o Brasil além do mundo virtual e deixa o recado: “prepara o kit ressaca, o fígado e o lencinho”.
Terceira roraimense mais seguida no Instagram— atrás somente do jogador de futebol Thiago Maia, volante do Flamengo, e o mini influencer Meia Trocada — Marília Tavares está para Roraima o que Marília Mendonça representa para o Brasil: um fenômeno da sofrência.
O g1 conversou com a estrela roraimense no dia 20 de outubro, e ela contou quais os próximos passos da carreira.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA
Funcionário é promovido e faz tatuagem
Tatuagem em homenagem a loja de materias de construção foi feita do lado direito do peito.
Arquivo pessoal
Você já deve ter visto tatuagens que homenageiam filhos, mães, namorados e até pets, mas o atual subgerente de uma loja de material de construção, Isaías Costa, de 30 anos, decidiu marcar na pele algo inusitado: o local em que ele trabalha.
Ele trabalha desde maio de 2020 na Vimezer, uma loja de material de construção que existe há 31 anos em Boa Vista. Com os três anos de experiência, Isaías passou de vendedor a subgerente de uma das unidades. O g1 conversou com ele no dia 5 de dezembro e conta a história de gratidão do funcionário pela empresa.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA
Venezuelana viraliza com vídeos divertidos e receitas típicas
Venezuela em RR viraliza nas redes sociais com receitas de comidas
“Cozinhar pode ser divertido”. É assim que a venezuelana Karianna Rivas, de 33 anos, define o trabalho que faz nas redes sociais. Com vídeos de receitas inusitadas e outros com comidas típicas da Venezuela, como as arepas, um tradicional salgado feito à base de milho, a influenciadora digital, que vive em Boa Vista, viralizou nas redes sociais e conquistou mais de 195 mil seguidores no TikTok.
Natural da cidade de Valle De La Pascua, no estado Guárico, na Venezuela, Karianna conheceu o marido brasileiro, Saulo Alexandre, quando ainda morava no país vizinho, há cerca de 17 anos. O g1 conversou com ela e contou a história no dia 3 de julho deste ano.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA
Paraquedista ‘atropela’ mulher
Paraquedista ‘atropela’ mulher durante descida em evento de aviação em Boa Vista
Uma aterrissagem de um paraquedista terminou em um incidente durante o “Domingo Aéreo 2023”, que ocorreu no Parque do Rio Branco, em Boa Vista. O paraquedista “atropelou” uma mulher que assistia ao espetáculo durante o pouso. O vídeo da situação viralizou nas redes sociais e o g1 repercutiu o assunto no dia 11 de julho.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA
Meia Trocada bomba em 2023
‘Meia Trocada’, menino de RR que viralizou com vídeos de futebol, conhece Neymar em jogo d
O influenciador roraimense de 7 anos, Kaynan Andrade, mais conhecido como Meia Trocada, teve um 2023 agitado, o g1 acompanhou os passos do mini-craque. Em fevereiro, ele foi integrado ao futsal do Santos, gigante do futebol brasileiro. O garoto – que soma mais de um milhão de seguidores no Instagram – foi anunciado como novo integrante do time nas redes sociais do craque Falcão, que assessora o pequeno na carreira de influenciador e agora, de atleta.
No dia 20 de abril, ele conheceu o ídolo Neymar durante o jogo do Santos contra o Audax Italiano, do Chile, pela Copa Sul-Americana, na Vila Belmiro. Nas redes sociais, o menino agradeceu o encontro com Neymar e o pai do jogador do PSG: “vocês são humildes demais, obrigada pelo carinho!”.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA
Quadrilha junina ao som de Dragon Ball, Digimon e Cavaleiros do Zodíaco
Quadrilha junina dança ao som de Dragon Ball no arraial Boa Vista Junina 2023
Em meio ao arrasta pé no tablado do Boa Vista Junina 2023, o público ouve: “Posso pressentir o perigo e o caos, e ninguém agora vai me amedrontar” – trecho do tema do clássico anime que marcou gerações, Dragon Ball Z. Mas, desta vez, a batalha não era de Goku contra o Freeza (que matou o Kuririn): era a apresentação da quadrilha Sanfona Junina na disputa por uma vaga na divisão especial no concurso do evento.
Inspirada nas aberturas das famosas animações japonesas, a Sanfona Junina adaptou para o ritmo do arraial as músicas de Dragon Ball Z, Digimon e até Cavaleiros do Zodíaco. A ideia foi retratar a batalha do bem contra o mal na sociedade atual – como o vício em drogas e a violência contra a mulher.
Mulher indígena rala mandioca em 22 segundos
Mulher indígena ganha tradicional competição de ralar mandioca em Roraima
Aipim, macaxeira, mandioca: em cada canto do país, ela assume um nome e um uso diferente. Em Roraima, além de compor o prato de milhares de famílias, faz parte de uma tradicional competição indígena, a de ralar mandioca. A competidora Zilda João, de 44 anos, do povo Wapichana, levou o título ao ralar uma raiz de mandioca em 22 segundos.
O desafio ocorreu na 12ª edição do Festival Do Beijú 2023 na comunidade indígena Tabalascada, localizada na região Serra da Lua, no município do Cantá, ao Norte de Roraima. O g1 contou essa história no dia 7 de dezembro.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA
Anne Louise Sanfoneira e vários prêmios
Anne Louise Sanfoneira é destaque na música em Roraima
O ano de 2023 também foi o ano da artista Anne Louise Sanfoneira, de apenas 17 anos. Ela conquistou seguidores e admiradores de todo o país, entre eles estão – ninguém mais ninguém menos – que a banda Falamansa, a dupla Os Barões da Pisadinha e, mais recentemente, a cantora pop Marina Sena.
Além disso, durante a primeira apresentação em solo roraimense, a estrela do pop alternativo Duda Beat convocou a revelação para cantar o hit “Chapadinha na Praia” no encerramento do Mormaço Cultural. O g1 conversou com a jovem no dia 8 de setembro.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA
Roça de abóboras gigantes
João Galdino com a abóbora de 80 kg, a maior do plantio.
Yara Ramalho/g1 RR
Abóboras que poderiam estar em um típico filme de Halloween ou feitas em um passe de mágica para serem usadas na carruagem da Cinderela. Em um sítio no Sul de Roraima, o agricultor João Galdino, de 42 anos, plantou, irrigou, adubou e na hora de colher, encontrou cinco abóboras gigantes, com pesos de até 80 kg. “Foi uma emoção grande e uma satisfação grande dessa terra produzir com essa qualidade”, diz João.
Os frutos nasceram no sítio Boa Paz, propriedade de João Galdino, localizado no município de São Luiz. Mas as sementes vieram da cidade de Santa Lúcia, no interior do Paraná, terra natal de João e da esposa dele, Rosa Ana, de 37 anos.
LEIA MATÉRIA COMPLETA
Gêmeas com síndrome do envelhecimento viram fenômeno na internet
Gêmeas com síndrome do envelhecimento viram fenômeno na internet e conquistam fãs
Seguidores, mimos, presentes, carinho e milhares de fãs. Tudo o que influenciadores digitais têm direito, as gêmeas Elis e Eloá Lima Carneiro, de 1 ano e 9 meses conquistaram em menos de 60 dias. Com mais de 100 mil seguidores e 17,8 milhões de visualizações nas redes sociais, a família das gêmeas diagnosticadas com a rara síndrome progéria de Hutchinson-Gilford — que causa envelhecimento precoce e afeta o desenvolvimento — comemoram a repercussão e visibilidade que as meninas estão trazendo para a condição rara.
Em janeiro deste ano, o g1 contou a história das meninas que são o primeiro caso da síndrome atendidos pela rede estadual de saúde de Roraima e, de acordo com o Instituto Progeria Research Foundation (PRF), nos Estados Unidos, podem ser o primeiro caso da síndrome em gêmeos em todo o mundo.
LEIA MATÉRIA COMPLETA
Pescador segura peixe-elétrico com a mão
Pescador segura peixe-elétrico com a mão, leva choque, fica paralisado e é salvo por amigo
O que era para ser uma tarde de pesca normal entre amigos em um igarapé na vila Campos Novos, município de Iracema, Sul de Roraima, acabou marcada por um susto — e também por gargalhadas. Acontece que o pescador Jorge da Silva, de 58 anos, resolveu tirar da rede de pesca um poraquê (peixe-elétrico amazônico) com as próprias mãos. Ele recebeu uma descarga elétrica, ficou paralisado, caiu na água e foi salvo por um dos seus amigos.
Toda a situação foi registrada em vídeo, que foi postado nas redes sociais por diversas páginas. Nas imagens — que viralizaram e já contam com mais de 5 milhões de visualizações — é possível ver o momento em que os amigos puxam a rede e se deparam com o peixe. O g1 conversou com os pescadores no dia 23 de dezembro.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA
Idoso sem uma das mãos em fuga da PRF
Idoso é preso após entrar em perseguição com a PRF por 20 minutos
Um idoso, de 61 anos, fugiu da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em alta velocidade por várias ruas de Boa Vista na tarde desta quinta-feira (19) e protagonizou cenas de manobras arriscadas registradas em vídeos pela população local (assista acima). Sem uma das mãos, ele conseguiu escapar da fiscalização por cerca de 20 minutos de perseguição, mas acabou preso.
Os vídeos mostram ele avançando em cruzamentos, entrando em avenidas e passando por entre os demais carros no trânsito enquanto a viatura da PRF o persegue com o giroflex ligado. A matéria é do dia 19 de maio.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA
Australiano e a polêmica ‘É Roraima e não Rorãima!’
Tatuagem feita pelo australiano Saimon Gurney
Saimon Gurney/Instagram
Motivado pelo sonho de conhecer todos os estados do Brasil, o australiano Simon Gurney, de 26 anos, desembarcou em Roraima. A variedade gastronômica e as belezas naturais fizeram com que ele se apaixonasse pelo estado e até “comprasse” as brigas dos roraimenses, como a pronúncia correta do nome Roraima. Como um bom roraimense faria, ele tatuou a frase “É Roraima e não Rorãima”, no próprio corpo.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA
Cachorro caramelo atrás do tutor em ambulância
Cachorro caramelo segue por cerca de 3km ambulância com tutor que foi atropelado em Roraim
Cachorros são animais conhecidos pela fidelidade ao dono e quem comprovou a fama foi o caramelo Huller, após seguir por cerca de 3 km a ambulância que levava seu tutor ao Hospital Geral de Roraima (HGR). O dono dele, que é morador de rua, foi atropelado no dia 7 de abril por uma motocicleta em uma avenida entre as divisas do bairros Buritis e Jardim Floresta.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA
‘Mãe’ da capivara Jorge guarda roupas e sente saudades 10 anos depois
Xuxinha ainda guarda recordações da festa de aniversário da capivara Jorge
Caíque Rodrigues/g1 RR e Arquivo Pessoal
No aniversário de 10 anos do g1 em Roraima, a reportagem encontrou novamente com Maria das Graças da Silva, de 63 anos. Há quase 10 anos ela entregou à Polícia Ambiental a capivara Jorge, animal criado como filho com direito à festinha de aniversário.
A história de devolução de Jorge foi das que mais repercutiu no portal nesses 10 anos. “Quando vejo as capivaras andando no mato, para mim, eu estou enxergando o Jorge”, diz Maria das Graças, conhecida como Xuxinha.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA
Idosa comemora aniversário de 100 anos na semana do Dia das Mães
Parte da família de Celciana da Conceição reunida para o Dia das Mães
Caíque Rodrigues/g1 RR
A família da aposentada Celciana da Conceição é grande. Além dos cinco filhos e dos 18 netos, ela possui 41 bisnetos e quatro tatarenetos que somam à sua árvore genealógica. No dia 14 de maio, a matriarca passou seu primeiro Dia das Mães como centenária — marca atingida na semana das mães — e comemora: ‘”sou mais feliz que nunca”.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA
Jogadora de vôlei, Kellyane Messias é eleita Miss Indígena Roraima 2023
Kellyane Melquior Messias, de 18 anos, eleita Miss Roraima Indígena 2023, em Boa Vista
Leandro Kacique/Concurso Miss & Mister Indígena Roraima/Divulgação
Jogadora de vôlei e estudante de fisioterapia, a jovem Kellyane Melquior Messias, de 18 anos, foi eleita Miss Indígena Roraima 2023 em cerimônia no Teatro Municipal de Boa Vista na noite do dia 15 de julho. Kellyane é do povo Macuxi e assumiu o posto que até então pertencia a Mari Wapichana.
LEIA MATÉRIA COMPLETA
Caixão com corpo cai de carro de funerária
Caixão cai de carro funerário em Boa Vista, Roraima
Um caixão com um corpo dentro caiu de um carro de funerária e foi deixado na avenida dos Bandeirantes, no bairro Pricumã, na zona Oeste de Boa Vista. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram moradores da região ao lado do caixão (assista acima).
O caso aconteceu na noite de 5 de junho, por volta das 21h45h. Ao g1, uma moradora da região, que preferiu não se identificar na reportagem, afirmou que o carro era conduzido por um jovem e trafegava em alta velocidade.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA
Fã da Barbie investe R$ 15 mil em 100 bonecas
Apaixonado por Barbie, fã coleciona modelos da boneca mais famosa do Mundo
Na casa do estudante de direito, Emanuel Felipe, de 28 anos, a boneca mais famosa do mundo já estava por toda parte antes do filme com Margot Robbie ser lançado nos cinemas. Há mais de sete anos ele coleciona bonecas – e assim como no filme, são centenas de modelos, com diversas profissões e estilos.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA
Casal comemora 78 anos de casados com 33 tataranetos
Maria Alves Ribeiro, de 93 anos, e Domingos Costa Silva, de 97, comemoram 78 anos de casados
Arquivo pessoal
Imagine quantas histórias é possível vivenciar ao longo de quase oito décadas. O casamento de Maria Alves Ribeiro e Domingos Costa Silva, com 78 anos de união, é exemplo disso. Ela, com 93 anos de idade, e ele, com 97, celebraram as bodas benjoim ao lado dos 14 filhos e parte dos 58 netos, 89 bisnetos e 33 tataranetos em Boa Vista.
LEIA MATÉRIA COMPLETA
Touro ‘Demolidor’ garante mais de R$ 300 mil com venda de sêmen
Touro Demolidor já rendeu R$ 300 mil em lucro na venda de sêmen e está exposto na Expoferr 2023
Caíque Rodrigues/g1 RR
“Uma genética que vale ouro”. É assim que o empresário Luiz Figueiredo, de 41 anos, descreve o touro da raça tabapuã, chamado de “Demolidor”. Com mais de uma tonelada de pura virilidade, Demolidor tem um árduo trabalho: fornecer sêmen para venda na 42ª Exposição-Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr). Ao longo da vida, o reprodutor já rendeu mais de R$ 300 mil em lucros para o dono: “se me oferecerem R$ 500 mil eu não vendo ele”, afirma Luiz.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA
Casal é acusado de usar pênis de borracha em pousada e não pagar
Casal e dona da pousada foram levados à delegacia pela PM
Reprodução
Um homem de 51 anos e a companheira dele, de 50, foram levados à delegacia após o casal ser acusado de usar um pênis de borracha em uma pousada na zona Oeste de Boa Vista e querer sair sem pagar pelo objeto, na noite de 24 de novembro.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA
Bonecos com olhos arregalados em arraial viram meme
Bonecos com olhos arregalados viram meme no arraial Boa Vista Junina 2023
Reprodução/Instagram/Boavistamemesrr
Os bonecos gigantes com olhares arregalados nas entradas do arraial Boa Vista Junina 2023 geraram memes nas redes sociais desde que a festa começou. Eles fizeram parte da decoração que este ano é inspirada na cultura popular.
No Twitter, um perfil simulou um diálogo entre a dupla assustada: “Amiga, bateu?”, “Amiga, acho que bateu” – e isso foi o suficiente para as pessoas caírem na gargalhada e fazer outras piadas envolvendo o olho dilatado dos personagens.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA
Adicionar aos favoritos o Link permanente.