Dois a cada três catarinenses aprovam o 1º ano do governo Jorginho Mello

dois-a-cada-tres-catarinenses-aprovam-o-1o-ano-do-governo-jorginho-mello

Após um ano de gestão, o governo Jorginho Mello (PL) tem 71% de aprovação dos catarinenses. No índice geral de desempenho, a administração estadual levou uma nota 7 de média.

Governo Jorginho Mello obteve alto índice de aprovação - Foto: Roberto Zacarias/Secom/ND

Governo Jorginho Mello obteve alto índice de aprovação – Foto: Roberto Zacarias/Secom/NDOs números fazem parte da pesquisa contratada pelo Grupo ND junto ao Instituto Mapa, revelando o desempenho e popularidade do primeiro ano do governo Jorginho Mello. O nível de desaprovação foi de 18%.

Foram feitas 1.008 entrevistas em todo o Estado. O desempenho do governo foi medido em 11 áreas específicas da gestão pública, entre elas saúde, educação, gestão financeira e assistência social.

O governo estadual foi bem avaliado, com 55% de entrevistados classificando-o como bom ou ótimo, contra apenas 10% de ruim ou péssimo.

Na pesquisa do Instituto Mapa, os entrevistados responderam questões como: no seu dia a dia, que nota daria para a atuação e desempenho do governo do Estado; a avaliação do desempenho do atual governo estadual; se aprova ou desaprova a atuação da gestão estadual; e a maneira de governar de Jorginho Mello; além do nível de confiança no governador.

Para 58% dos entrevistados, Jorginho Mello é considerado como bom ou ótimo governador. – Foto: Eduardo Valente/Secom/ND

A gestão de Jorginho Mello foi classificada como ótima ou boa principalmente pela maioria do sexo masculino (58,7%) e na faixa etária entre 45 a 59 anos (59,7%). Pessoas com nível de escolaridade do ensino fundamental (59,9%) foram as que mais bem avaliaram o governador.

Entre as áreas melhores avaliadas apareceu projetos de apoio aos setores de turismo, cultura e esporte com 53,7% de desempenho e nota média de 7,5.

Seguidos de desenvolvimento econômico, trabalho e renda, que atingiu 51,6% (nota 7,3) e, logo depois, as áreas de ciência, tecnologia e inovação; junto com educação, empatados com 45,7%.

Avaliação do governo Jorginho Mello – Foto: Divulgação/ND

Os desempenhos mais baixos, segundo a pesquisa, foram nas áreas de obras estruturais para transporte e mobilidade, com 35,5%, seguido de moradia e habitação popular; e gestão financeira do Estado, ambas com 38,6%.

Os desempenhos mais baixos, segundo a pesquisa, foram nas áreas de obras estruturais para transporte e mobilidade, com 35,5%, seguido de moradia e habitação popular, e gestão financeira do Estado, ambas com 38,6%.

Prioridade nesse primeiro ano de gestão, a saúde recebeu 7 como nota média dos entrevistados e 45,2% de aprovação, com 40% como regular e 9,9% como ruim ou péssima.

Melhor aprovação no Oeste

Jorginho Mello nasceu em Ibicaré e teve início da carreira política em Herval d’Oeste, ambos municípios do Oeste catarinense. É também esta a região que melhor avalia o governo do Estado, com 77,5%. Já a maior taxa de desaprovação do governo vem da Grande Florianópolis, com 21,4%.

O índice de aprovação do governador Jorginho Mello também é alto no Oeste, com os mesmos 77,5% (perde apenas para a região Norte, que tem 78,1% de aprovação). A pior avaliação de Jorginho vem do Sul do Estado, onde 10,9% dos entrevistados apontaram o desempenho como ruim ou péssimo.

Popularidade do governador Jorginho Mello

A pesquisa também avaliou o desempenho do governador e percebe-se um grau discretamente maior em comparação com avaliação referente ao governo como um todo.

Avaliação do governador Jorginho Mello – Foto: Divulgação/ND

Para 58% dos entrevistados, Jorginho Mello é considerado como bom ou ótimo governador. Enquanto o conceito negativo é de apenas 8%.

Segundo a pesquisa, 66% dos entrevistados confiam no governador contra 23% que não confiam. Além disso, 57% concordaram que Jorginho Mello está fazendo tudo que pode ou mais do que pode fazer. Já 36% acreditam que o governador está fazendo pouco ou nada.

O levantamento apresentou que o nível de aprovação no governador manifestado pelos entrevistados alcança o patamar de 74%.

Governador Jorginho Mello – Foto: Secom-SC/Governo de Santa Catarina/Reprodução/NDO conjunto, considerando o grau de desempenho, nível de aprovação, de confiança e expectativa atendida, confere a Jorginho Mello o índice geral de popularidade muito positivo, na ordem de 64%.

De acordo com o diretor-presidente do Instituto Mapa, José Nazareno Vieira, o Zeno, os dados levantados evidenciam uma percepção majoritariamente positiva da população catarinense, em relação ao desempenho do governo estadual.

Como também do governador Jorginho Mello em todas as áreas pesquisadas e no conjunto administrativo e financeiro da gestão pública no seu primeiro ano de atuação.

Zeno observa que essa encomenda da pesquisa pelo ND é um marco. “É muito especial, porque ela passa a ser uma série histórica. Uma referência do quadro evolutivo de avaliação do desempenho do governo e da popularidade do governador”, disse.

“São dois pontos focais importantíssimos. Até mesmo um ato de transparência pública. Porque está se mostrando qual é a percepção da população quando avalia o governo e o governador”, afirmou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.